Marketing Pessoal
Por Rafael Mauricio Menshhein
0611/2006
A cada dia surgem novas aplicações ligadas ao Marketing, entre
muitas variáveis, tendências e novos usos dos conceitos, percebe-se
que no mercado o profissional de qualquer área pode trazer para si
as características de um produto, mesmo que conceitualmente é
fundamental compreender que todas as suas características podem ser
avaliadas, similarmente a um produto.
Valorizar os atributos do ser humano é um dos pontos mais
importantes dentro do Marketing pessoal, aproximando-o ainda mais
dos conceitos do mix de Marketing, além de definir claramente os 4
P´s da pessoa é necessário conhecer profundamente as necessidades e
desejos do mercado com relação aos profissionais que procura,
fortalecendo a cultura de busca por dados e estudos voltados ao que
mais adapta-se ao “produto” homem.
Inicialmente podem surgir dúvidas quanto ao Posicionamento a ser
tomado diante do mercado, compreendendo todo o processo que envolve
esta estratégia de Marketing, pode-se entender que através do
Marketing pessoal haja o exercício de poder, pois por meio dele há a
possibilidade de mudar comportamentos e direcioná-los até certo
ponto.
Muito mais do que apenas ofertar um profissional, o Marketing
pessoal trata de satisfazer as necessidades e desejos de ambos os
lados, similar ao que acontece com uma relação entre o fornecedor e
o consumidor.
Além de promover o “produto”, o Marketing pessoal pode ser descrito
como um processo que envolve desde a concepção, planejamento e
execução das ações que contribuem para uma formação profissional,
agregar Valor (não necessariamente monetário), que seja justo e que
seu Posicionamento seja ideal ao mercado que pretende atingir.
Muito mais do que destacar simplesmente o ser humano em toda esta
estratégia, é fundamental que haja um diferencial competitivo, não
tratando-se apenas de uma boa Propaganda, mas o conjunto e todos os
concorrentes deste mercado podem apenas utilizar-se de uma
ferramenta do Marketing para conquistar um posto melhor, tornando
assim, o mercado, um campo de batalha onde apenas os melhores podem
permanecer e ganhar um lugar ao sol, utilizando-se do mix correto e
completo para comprovar seus atributos com mais ênfase e veracidade.