Marketing Pessoal para Gerentes, Encarregados e Supervisores
Por Julio Cesar S. Santos
04/10/2011
Você Tem Muitas Habilidades Técnicas? Você Já Desenvolveu Suas
Habilidades Humanas? Veja Como Desenvolvê-las.
É muito comum nas organizações brasileiras alguns funcionários serem
promovidos a cargos gerenciais e, imediatamente, incorporarem em
suas personalidades certa arrogância no tratamento a seus antigos
companheiros de equipe. Isso acontece por diversos motivos, tanto de
ordem pessoal quanto cultural e até profissional.
Os motivos de ordem pessoal dizem respeito somente à pessoa
promovida, embora isso traga reflexos negativos no relacionamento
com a equipe. No âmbito cultural pode-se dizer que, nas sociedades
ocidentais, existe grande diferença de status sócio-econômico entre
gerentes e subordinados e, de certa forma, isso tem levado pessoas a
se considerarem “superiores”.
Porém, cabe-nos analisar aqui apenas o aspecto profissional da
prepotência dessas pessoas ao serem promovidas a cargos de chefia. A
maior parte da culpa não é da pessoa, mas das empresas que confundem
habilidades técnicas com habilidades humanas.
O erro que a maioria das organizações comete é promover um
funcionário tecnicamente bom para um cargo de liderança, o qual se
exige muito mais habilidades humanas do que técnicas.
Dessa forma muitos colaboradores recém promovidos acreditam que,
para exercer o papel de líder, é necessário ostentar atitudes
hostis. Ou seja, muitas desses funcionários não desenvolveram
habilidades humanas para exercerem cargo de liderança e, por esse
motivo, não sabem lidar com pessoas sob o seu comando.
Diante disso, cabe-nos orientá-los para a importância de cultivar a
sensibilidade em relação à dignidade e aos valores pessoais. Pois,
as organizações vencedoras valorizam o trabalhador da inteligência e
não aquele que vai a reboque de imagens fabricadas.
Cabe aqui um alerta a essas pessoas: _ projete uma imagem
profissional sustentada pelos exemplos dos seus antigos mentores. Ou
seja, responsabilidade, determinação, magnetismo, humildade,
naturalidade, competências emocionais e disponibilidade. Serão estes
atributos que construirão a marca de um gestor de sucesso.
Portanto, se você é um Gerente, um Encarregado ou um Supervisor
recém-promovido que não desenvolveu habilidades humanas para saber
lidar com as pessoas na sua empresa, adote as seguintes posturas a
partir de agora:
A) Afaste a idéia de ganhar poder no escritório, inclinando-se para
trás ou rodando na cadeira quando receber um membro da equipe na sua
sala. Adote logo de início uma postura de exemplo e – principalmente
– aprenda a ouvir seus colaboradores.
B) Construa uma imagem de credibilidade e profissionalismo
recorrendo diariamente ao seu consultor espelho de corpo inteiro,
vestindo-se sem exageros para o sucesso e veja a si mesmo
profissionalizar-se.
C) Arrume sua área de trabalho e reflita nela a imagem da sua marca
pessoal.
D) Coloque diariamente um ar acessível às pessoas e se entregue a
atitudes positivas como a escuta ativa e o aconselhamento pessoal
aos membros da sua equipe – quando for solicitado.
Julio Cesar S. Santos é Professor, Consultor, Palestrante e Co-Autor
do Livro: "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados".
Elaborou o curso de “Gestão Empresarial” e atualmente ministra
Palestras e Treinamentos Sobre Marketing, Administração, Técnicas de
Atendimento ao Cliente, Secretariado e Recursos Humanos. Contatos:
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