Marketing Responsável
Por Rafael Mauricio Menshhein
18/02/2007
Para algumas empresas o Marketing é uma despesa, essa associação é
feita porque, em muitos casos, houve algum problema ao elaborar uma
estratégia e a concorrência obteve sucesso sobre sua empresa.
Há variáveis que uma organização não pode controlar, mas deve
conhecê-las porque sua influência é realmente visível, então
realizar uma Pesquisa pode apontar que pontos devem ser conhecidos
mais profundamente ou quais são os que trarão mais dificuldades.
A concorrência sempre está disposta a entrar na brecha deixada pelas
outras empresas, em alguns casos a empresa optou por acreditar que
seu produto era vital para todas as pessoas e esqueceu de olhar o
que acontecia fora das paredes da organização.
Responsabilidades são naturais dentro das organizações, apontar as
falhas dos outros também, mas saber que se uma das peças da empresa
não vai bem prejudica as outras é algo imperceptível para muitas
pessoas, que só descobrem essa ligação pouco antes da empresa
fechar.
O Marketing responsável é um fator de união entre todos os
envolvidos em todo o ciclo de produto, o que leva a envolver todos
em pontos como:
Planejamento: as estratégias devem ser elaboradas de maneira a
facilitar que os fornecedores, parceiros e departamentos possam ter
em mãos condições favoráveis e que auxiliem todos a crescer em
conjunto;
Ética: uma cadeia de Valor só é construída com valores bem
definidos, com respeito e confiança, é uma relação que envolve
empresas e pessoas e que não pode ser usada para obter vantagens
sobre os que ajudam sua empresa a crescer;
Estratégia: o mercado é dinâmico, a cada dia surgem novos produtos e
serviços, o consumidor percebe as vantagens e desvantagens (de
acordo com sua percepção) e opta por adquirir os produtos ou não, as
estratégias devem envolver todos os colaboradores da organização,
todos devem saber realmente o que fazer, iniciando com as pessoas
envolvidas na linha de produção até os executivos;
Comunicação: um dos pontos que inúmeras empresas não conseguem
trabalhar corretamente, mas que é vital para que o planejamento seja
feito, os valores compreendidos, as estratégias sejam usadas
corretamente e o consumidor não seja enganado;
Equilíbrio: cada ponto do produto tem um peso na mente do
consumidor, foi criado com base em uma Pesquisa e colocado no
mercado, conhecendo-se o público-alvo têm-se a certeza de sucesso,
desde que todos os pontos da cadeia de Valor estejam corretamente
elaborados e que o produto atenda perfeitamente ao consumidor, não
sendo caro demais e não provocando uma sensação de baixo Valor ao
ofertar atributos a mais por um preço muito baixo.
O profissional de Marketing deve trabalhar para unir a organização,
conhecer todos os processos e ter ao seu lado pessoas altamente
capacitadas para desempenhar suas funções em favor do conjunto,
atualmente nenhuma empresa do planeta está preparada para isso.
As responsabilidades são compreendidas com exemplos, são parte da
cultura de uma organização ou mesmo de uma região, o que pode
facilitar a compreensão dos fatores que unem uma cadeia de empresas
em favor de um objetivo comum, o sucesso no mercado.