Marketing Simples
Por Rafael Mauricio Menshhein
16/02/2007
Para algumas empresas o mais importante é elaborar estratégias
complexas, com inúmeros pontos abordados, ligando alguns com outros
de maneira a diminuir a interpretação da concorrência do que foi
feito, o que pode causar o mesmo efeito internamente.
Simplicidade não é fazer algo ruim, é ter foco, objetivos, metas e
visão da campanha muito bem definidas, é um caminho muito seguro
para se obter o sucesso no mercado e melhorar constantemente o que
foi planejado.
Muitas matrizes utilizadas pelo Marketing são simples, objetivas e
claras, não existe motivos para complicar o fácil, mas o ser humano
tende a imaginar que a complexidade torna tudo mais bonito e acaba
trabalhando inúmeras vezes mais do que o necessário.
As organizações optam por buscar o difícil no mercado, a
concorrência possui um produto muito elaborado, com alta tecnologia
e a sua organização deve fazer o mesmo, para conquistar uma fatia do
mesmo mercado, dividindo os lucros entre as empresas e perdendo a
oportunidade de fazer algo melhor.
O concorrente pode ser um exemplo em muitos aspectos, estudá-lo é
buscar uma forma de melhorar a sua organização, encontrar soluções
eficazes e simples para o dia a dia.
Ao tratar o Marketing com simplicidade todos na empresa acabam
ganhando, os fornecedores acabam envolvidos, as pessoas da linha de
produção e até o presidente da empresa participa de todo esse
aprendizado coletivo.
Com a globalização, muitas empresas optaram por estabelecer
estratégias de Marketing muito complexas, com gráficos, teorias e
abordagens diferentes das mais usadas, gerando Investimentos altos e
muitas vezes obtendo o mesmo resultado ou até abaixo do anterior,
então culpam-se os concorrentes, um ou outro departamento que não
dedicou-se plenamente, quando na verdade o simples fato de complicar
foi o problema.
Algumas características do Marketing simples são:
Objetividade;
Clareza;
Foco;
Mensuração de resultados;
Projeção financeira de resultados;
Missão muito bem alinhada com a campanha;
Pesquisa constante de mercado;
Conhecimento dos concorrentes;
Atendimento padronizado;
Estratégias de fácil compreensão.
Para que o profissional de Marketing possa conquistar sucesso no
mercado, terá de compreender que por muitas vezes a melhor resposta
está diante dos olhos e que todos à sua volta sempre devem ter mais
conhecimento que ele, auxiliando toda a organização a conquistar sua
fatia de mercado, fixar a Marca na mente do consumidor e como
resultado ter o reconhecimento do bom trabalho realizado.