Marketing, clientes e experimentação
Por Rafael Mauricio Menshhein
14/10/2007
Dar as melhores experiências aos consumidores pode ser o grande
diferencial que as organizações buscam em seu dia-a-dia, mas para
atingir um nível de excelência é necessário conhecer exatamente o
que o cliente procura e deseja.
Utilizar as pesquisas que envolvem o uso de produtos ou serviços
pode ser uma estratégia que vise atender aos desejos do consumidor
ao lançar efetivamente o produto no mercado, da mesma forma permite
que o consumidor sinta a experiência mais profundamente do que se
apenas soubesse que o produto ou serviço existe.
Algumas pessoas podem imaginar que não há como dar ao consumidor a
oportunidade de experimentar um serviço, mas isto é feito
diariamente, em especial na internet e permite ao consumidor avaliar
inúmeros pontos e características do serviço.
A forma como uma organização conduz todo o seu esforço para
proporcionar a melhor experiência aos clientes é fundamental, e é
tão importante quanto o produto em questão.
Mas para realizar e dar ao consumidor o melhor é necessário que toda
a organização esteja centrada em um foco único, todas as áreas estão
unidas para disponibilizar aos clientes os melhores produtos ou
serviços.
E, enquanto as pesquisas são feitas, é possível aprender muito mais,
obter informações mais precisas dos desejos dos consumidores,
entender porque este consumidor utiliza o produto do concorrente,
que características o atraem etc.
Também é possível perceber que o contato direto com o cliente faz
muita diferença, o atendimento é o momento onde a relação
consumidor-empresa é mais sensível, e que pode transformar-se no
início ou final da relação.
Em um momento onde o concorrente pode estar do outro lado do mundo,
é natural que algumas empresas deixem de enxergar o que seus
concorrentes estão fazendo, mas se a organização que está muito
distante dos clientes pode oferecer a experiência, sua empresa
também pode.
O mais interessante é que muitas organizações utilizam a
experimentação como uma pesquisa, e outras deixam este contato mais
direto com o cliente de lado, e até impedem que o consumidor possa
voltar a adquirir seus produtos futuramente.
Desta forma é fácil notar como algumas empresas lidam com o processo
de tornar um cliente fiel, e o consumidor sabe muito bem o que
deseja, se a sua empresa não pode oferecer um pacote completo o
concorrente o fará e o cliente não pensará duas vezes em dirigir-se
até ele.
E assim você nota o quanto há para se melhorar em todos os processos
na organização que permite que seus clientes entrem nas lojas, não
se sintam bem e corram para a concorrência, e talvez algumas
organizações não percebam estes detalhes, imaginando que o cliente
voltará mais cedo ou mais tarde.
O que pode auxiliar a utilização da experimentação é o
relacionamento que o consumidor possui com sua empresa, o cliente
deseja conhecer os novos ou futuros lançamentos, quer conhecer antes
de seus amigos para dizer que já utilizou o produto e que suas
expectativas foram superadas, e que até deu opiniões sobre o que o
deixará mais satisfeito ao adquirir o produto.
Talvez ao descobrir que o consumidor esteja sempre torcendo pelo
sucesso de sua empresa, o gestor acabe compreendendo como ofertar o
que é desejado, que busque referências em pesquisas que permitam ao
cliente dizer o que gosta e o que pode ser melhorado.
A relação entre o cliente e a empresa pode ser iniciada na
experimentação, pode ser mantida ou então acabar, e talvez seus
concorrentes não enxerguem, e é onde você pode fazer toda a
diferença.
Além disso toda a organização deve estar alinhada, é fundamental que
o relacionamento esteja na cultura de cada uma das pessoas, pois
diariamente lidam com seres humanos e em certos casos é necessário
lembrar constantemente disso.