Marketing de Clusters
Por Rafael Mauricio Menshhein
25/03/2007
O mercado global proporciona inúmeras formas de interação entre
empresas, sejam produtos ou serviços, a integração gera parcerias
que acabam formando blocos empresariais (clusters) que permitem, ao
mercado, receber produtos com atributos e diferenciais maiores que a
concorrência.
Sempre que duas ou mais empresas buscam formar parcerias por meio
dos blocos, há a busca pela excelência, ou seja, as empresas
especializam-se em um componente do produto e com isso melhoram o
relacionamento com seu mercado.
Há casos em que os blocos acabam formando-se naturalmente, as
montadoras de automóveis são um dos exemplos, pois acabam criando em
torno de si uma rede que acaba entregando somente as partes ou
componentes em que possuem excelência na fabricação ou mesmo no
serviço.
O envolvimento entre as organizações é muito mais profundo, todas as
metas e diretrizes devem estar alinhadas em um foco comum e permitir
que o produto entregue ao mercado seja superior à concorrência.
Com o passar dos anos essa tendência será muito bem aproveitada em
todos os setores, pois há a necessidade de encontrar o melhor para
entregar ao consumidor o melhor.
Esse processo envolve um conjunto de fatores, entre os quais:
Foco: todas as empresas estão alinhadas, entregar ao consumidor o
melhor produto é palavra de ordem, com isso há uma especialização
que necessita investimentos e traz o conhecimento e evolução que o
mercado exige constantemente;
Planejamento: toda a rede deve estar envolvida com os prazos,
processos etc., permitindo que o consumidor possa adquirir os
produtos imediatamente e que não faltem nos pontos de venda;
Logística: um dos principais pontos, envolvendo toda a rede e
permitindo que os parceiros possam utilizar sistemas como o
just-in-time para melhorar o processo de fabricação, também auxilia
no desenvolvimento e envolvimento das organizações;
Valor: da mesma forma com que o consumidor percebe o Valor nos
produtos e serviços, as empresas parceiras devem encontrar nos
componentes a mesma percepção, gerando assim uma parceria muito mais
sólida e eficaz.
As organizações tendem a trabalhar com seus colaboradores mais
focados, ao envolver-se na formação dos blocos, a empresa consegue
melhorar em todas as áreas e possibilita um ganho na fatia de
mercado perante a concorrência.