Marketing de Varejo ao Alcance de Todos
Por Leonardo Aureliano da Silva
26/01/2011

Temos observados nos últimos anos a capacidade criativa do setor varejista. A diversificação de produtos, “marca registrada” desta atividade comercial, reflete a importância dada às exigências dos consumidores.

A variedade de produtos disponíveis nestas lojas possibilita ir além do conceito de sortimento para uma abordagem estratégica do negócio.

A organização do local em conformidade com a exposição “ideal” dos produtos nas gôndolas, com os seus respectivos preços visíveis e acessíveis ao consumidor, o conduzirão ao que costumo chamar de “experiência saudável de compra” (AURELIANO, 2009).

“A Estratégia é Diversificar para Conquistar; Conquistar para Fidelizar”.

O consumidor não pode se “perder” no meio dos produtos, mas circular “confortavelmente” pela loja. A experiência saudável de compra considerada na amplitude do conceito proposto tem por objetivo maior agregar valores psicológicos, financeiros e físicos ao processo de compra.

Se os limites de tolerância do consumidor não forem respeitados, o que antes era considerado valor agregado, se torna “custo adicional” de compra.

A possibilidade de compra no menor tempo possível, ao menor custo, com o mínimo gasto de energia física, pode ser o grande diferencial da loja que deseja competir com base em custos.

“Atualmente, o tempo esta tão escasso como o dinheiro no bolso dos consumidores”.

Aproveitar a oportunidade que esse nos dá, de forma eficiente, é a melhor maneira de conquistá-lo. Outra característica do segmento de varejo é também a possibilidade de maior integração entre vendedor e comprador marcado pela “informalidade”, neste caso a estratégia de diferenciação no atendimento é um meio de conhecer mais estreitamente as preferências do consumidor e oferecer um produto mais adequado.

Seja em relação a preço ou qualidade, a variedade de produtos deve ter por objetivo maior a satisfação do consumidor. Os inúmeros itens disponíveis nas gôndolas precisam estar ao alcance de todos, e os preços, devem caber no bolso de muitos!

Forte abraço,

Leonardo Aureliano da Silva é Bacharel em Administração de Empresas. Especialista em Administração de Marketing. Mestrando em Administração - UNINOVE. Pesquisador em marketing e estratégias. - Professor Universitário – Universidade Nove de Julho - UNINOVE - Disciplinas relacionadas à Administração e Marketing. e-mail: mkt_academico@yahoo.com.br