Marketing de Varejo ao Alcance de Todos
Por Leonardo Aureliano da Silva
26/01/2011
Temos observados nos últimos anos a capacidade criativa do setor
varejista. A diversificação de produtos, “marca registrada” desta
atividade comercial, reflete a importância dada às exigências dos
consumidores.
A variedade de produtos disponíveis nestas lojas possibilita ir além
do conceito de sortimento para uma abordagem estratégica do negócio.
A organização do local em conformidade com a exposição “ideal” dos
produtos nas gôndolas, com os seus respectivos preços visíveis e
acessíveis ao consumidor, o conduzirão ao que costumo chamar de
“experiência saudável de compra” (AURELIANO, 2009).
“A Estratégia é Diversificar para Conquistar; Conquistar para
Fidelizar”.
O consumidor não pode se “perder” no meio dos produtos, mas circular
“confortavelmente” pela loja. A experiência saudável de compra
considerada na amplitude do conceito proposto tem por objetivo maior
agregar valores psicológicos, financeiros e físicos ao processo de
compra.
Se os limites de tolerância do consumidor não forem respeitados, o
que antes era considerado valor agregado, se torna “custo adicional”
de compra.
A possibilidade de compra no menor tempo possível, ao menor custo,
com o mínimo gasto de energia física, pode ser o grande diferencial
da loja que deseja competir com base em custos.
“Atualmente, o tempo esta tão escasso como o dinheiro no bolso dos
consumidores”.
Aproveitar a oportunidade que esse nos dá, de forma eficiente, é a
melhor maneira de conquistá-lo. Outra característica do segmento de
varejo é também a possibilidade de maior integração entre vendedor e
comprador marcado pela “informalidade”, neste caso a estratégia de
diferenciação no atendimento é um meio de conhecer mais
estreitamente as preferências do consumidor e oferecer um produto
mais adequado.
Seja em relação a preço ou qualidade, a variedade de produtos deve
ter por objetivo maior a satisfação do consumidor. Os inúmeros itens
disponíveis nas gôndolas precisam estar ao alcance de todos, e os
preços, devem caber no bolso de muitos!
Forte abraço,
Leonardo Aureliano da Silva é Bacharel em Administração de Empresas.
Especialista em Administração de Marketing. Mestrando em
Administração - UNINOVE. Pesquisador em marketing e estratégias. -
Professor Universitário – Universidade Nove de Julho - UNINOVE -
Disciplinas relacionadas à Administração e Marketing. e-mail:
mkt_academico@yahoo.com.br