Marketing de Guerra – Táticas e Estratégias
Por Ari Lima
12/05/2008
Compreender o conceito de táticas e estratégias, e a melhor forma de
utilizá-lo, deveria ser a principal prioridade de todo “comandante”
que esteja num campo de batalha. No entanto, percebemos que, na
verdade, estes termos são usados num sentido mais retórico do que
propriamente como parte de um plano para vencer os adversários.
Seja numa guerra convencional urbana, em que policiais enfrentam
quadrilhas de traficantes; seja no esporte, onde equipes adversárias
se enfrentam para conquistar troféus; seja no mundo empresarial, em
que existem acirradas disputas de mercado, a utilização adequada
destes conceitos poderá ser a diferença entre a vitória ou a derrota
na guerra disputada.
Marketing é uma guerra entre empresas, queiramos ou não. E
certamente é uma disputa em que haverá sempre os vencedores e os
perdedores. Vejamos algumas das atuais batalhas empresariais que
estão sendo travadas neste exato momento:
· guerra das cervejarias, AMBEV ( Brahma, Skol, Antarctica) contra
Kaiser, Skin, Bavária, e outras cervejarias menores, além das
importadas;
· guerra das montadoras, Fiat, Chevrolet, Ford, Volkswagem, e os
importados, Honda, Toyota, Nissan, etc.;
· guerra dos supermercados, Carrefour, Smart, Epa, Pão de Açúcar, e
dezenas de outros menores;
· guerra dos jornais – Folha de São Paulo, Estadão, Jornal do
Brasil, O globo, e os principais jornais de cada estado;
· guerra das revistas – Veja, Istoé, Época, Carta Capital, e muitas
outras especializadas;
· guerra das tvs – Globo, Record, Bandeirantes, Cultura, e todos os
canais a cabo, etc.;
· guerra dos distribuidores de combustíveis, BR Distribuidora,
Texaco, Esso, Shell, ALÉ, etc.;
· e muitos outras guerras como dos cursinhos, das faculdades, das
lojas de departamentos, dos Shopping Center, etc..
Quase que invariavelmente em cada setor temos um líder, ou uma
liderança senda disputada palmo a palmo por duas ou três grandes
empresas, e na outra ponta, um contingente enorme de médias e
pequenas empresas (os guerrilheiros) tentando abocanhar uma pequena
fatia deste mercado.
Em nosso artigo anterior mostramos que dependendo do porte da
empresa e da posição que ela ocupa frente à concorrência, esta
organização deverá utilizar um dos quatro princípios de guerra, como
forma de melhor se posicionar diante de uma disputa. São os
princípios de guerra defensiva, ofensiva, de flanqueamento e de
guerrilha.
Por exemplo: a Fiat atualmente é líder de mercado, portanto, deverá
desenvolver uma guerra defensiva, usando de todos os meios para
manter sua posição de líder. As montadoras que estão em segundo e
terceiro lugar têm de utilizar a guerra ofensiva, atacar a líder
para tentar tomar-lhe a liderança de mercado. E o restante das
empresas do setor deveria travar ou uma guerra de flanqueamento, ou
para aquelas com menor fatia de mercado uma guerra de guerrilha.
As empresas de todos os setores econômicos, que estão envolvidas em
acirradas disputas de mercado, deveriam se posicionar, entender qual
sua real situação frente à concorrência, e agir conforme esta
posição, e não de acordo com alguma idéia exótica ou “ tradicional”
de alguns de seus executivos.
A questão atual é que o marketing deve ser feito levando-se
principalmente em conta a concorrência. Desenvolver ótimos produtos
é muito bom, valorizar seus clientes também é algo fundamental, ter
um belo plano de carreira para seus funcionários é excelente, mas se
não ficar de olho na concorrência, se não souber lidar adequadamente
com os ataques de seus concorrentes e neutralizar suas ações, nada
disso terá valor para uma empresa.
Diante desta realidade resta-nos uma pergunta. Como enfrentar a
concorrência? Como vencer esta guerra de marketing que está
ocorrendo? A primeira tarefa é desenvolver um plano tático e
estratégico para enfrentar esta guerra.
Defendemos aqui a tese do livro “MARKETING DE GUERRA 2 – A AÇÃO“,
dos americanos Al Ries e Jack Trout, que propõem o abandono do
modelo tradicional de utilização do conceito de tática e estratégia,
que eles chamam de marketing “Top dow”, onde a estratégia é criada
de cima para baixo, e pregam o marketing “Bottom-up”, aquele que
surge de baixo para cima nas organizações.
No marketing tradicional, do tipo Top-dow, a empresa decide o que
fazer (estratégia), e depois sai para tentar descobrir como fazê-lo
(que tática vai usar). Primeiro estabelecem o que querem fazer,
definem a estratégia, para depois procurar táticas que possam
realizar seu plano estratégico.
Acontece que se este tipo de plano estratégico não for bom, e
normalmente não é, pois nascem de uma decisão de cúpula e fora da
realidade do mercado, ele não poderá ser executado taticamente. Isto
não seria tão desastroso, se não custasse uma grande soma de
recursos financeiros, de tempo e de energia do pessoal da empresa.
Já no marketing Bottom-up o processo é invertido. A empresa manda
seu pessoal buscar novas táticas de mercado para enfrentar a
concorrência. Táticas de mercado são novas idéias, novos produtos,
novas maneiras de atender e encantar os clientes, novas formas de
distribuição, enfim, algo novo e que tenha um impacto positivo junto
ao cliente.
A partir daí, encontrando uma tática que realmente valha a pena, a
cúpula da empresa poderá desenvolver toda uma estratégia de mercado,
traçando objetivos e metas, elaborando uma campanha e investindo
recursos humanos, financeiros e de produção.
Voltemos a questão da tática e da estratégia. O objetivo do
marketing de qualidade é “encontre uma tática que funcione e depois
a transforme numa estratégia”. Mas ainda poderíamos questionar: o
que é mais importante, a tática ou a estratégia? Nenhuma das duas, o
relacionamento entre ambas que é mais importante.
O que cada empresa deveria fazer é o seguinte: pesquisar e
reconhecer verdadeiramente qual a sua posição no mercado, deixando a
vaidade de lado, pois não adianta uma empresa achar que é líder se
ela não é de fato. Nem acreditar que tem o melhor produto se não é
isso que o cliente acha.
Descubra sua real posição frente aos concorrentes, e desenvolva um
plano tático e estratégico baseado nesta realidade. Se sua empresa é
um segundo lugar na hierarquia da concorrência, então busque uma
tática realmente boa que possa levá-lo a conquistar o primeiro
lugar. Esta tática pode ser uma campanha baseada em um novo produto
ou em uma nova maneira de atender o cliente, enfim, algo
significativo para gerar um impacto positivo na visão do cliente.
Transforme sua tática em uma estratégia, e ataque seu concorrente da
melhor forma possível.
Sempre lembrando que vencer uma guerra de marketing tem um
significado diferente para cada tipo de empresa. A empresa líder
vence simplesmente mantendo sua posição, as empresas que estão em
segundo e terceiro lugar, vencem tomando o lugar da líder, e as
pequenas empresas vencem apenas mantendo-se lucrativas ou com
pequenos crescimentos de mercado.
Toda empresa tem oportunidade de vencer uma guerra de marketing.
Todavia, para isso precisa entender os princípios gerais da guerra
convencional, principalmente o conceito de tática e estratégia, e
implementá-los de maneira inteligente e muita vezes audaciosa frente
à concorrência.
Concluímos o presente artigo com um preceito do general prussiano
Karl Von Clausewitz, que escreveu o tratado sobre a guerra “On War“
(1832), fonte inspiradora dos autores do livro Marketing de Guerra,
que um ataque para ser bem sucedido deve sempre levar em conta o
princípio ofensivo que diz: “ataque sempre com sua maior força no
ponto mais fraco do inimigo”.
Ari Lima é empresário, engenheiro, consultor em marketing pessoal e
gestão de carreiras e especialista em marketing e vendas. Desenvolve
treinamento em marketing pessoal e marketing jurídico para
profissionais liberais, empresas, escritórios e estudantes
universitários. Ministra cursos, seminários e palestras realçando o
lado prático e funcional do marketing e escreve artigos diariamente
para diversos sites e revistas. Além de uma sólida formação teórica,
possui 25 anos de experiência prática em gerenciamento e treinamento
de vendedores e de gerentes de vendas, bem como atendimento a
clientes.