Marketing de Relações Públicas
Por Rafael Mauricio Menshhein
30/11/2006
Estratégias de Marca em Marketing
Quarta-feira, 29, novembro, 2006 por Rafael Mauricio Menshhein
O mercado é composto por inúmeras empresas e cada uma delas tem seu
modelo de gestão de negócios, direcionando ou posicionando o modelo
de acordo com seu setor, porte ou posição competitiva.
Após elaborar um planejamento, a organização deve ter em mãos quais
estratégias irá utilizar para divulgar a sua Marca e a Marca dos
produtos, muitas vezes o que ocorre é a criação de um Marca muito
forte na mente do consumidor diante dos produtos ofertados pela
empresa, e que em muitos casos a Marca ou nome da empresa em si não
é conhecido.
Quando uma empresa irá colocar no mercado um produto novo, poderá
optar por usar:
Marca guarda-chuva: ainda pouco usada no Brasil, a Marca
guarda-chuva tem como característica colocar sob um mesmo nome
vários produtos, é uma forma de fixar na mente do consumidor a
Marca, todos os produtos da empresa possuem o mesmo nome, o que
facilita a introdução de novos produtos no mercado aproveitando-se
do sucesso da Marca já estabelecida, diminui os custos de
Desenvolvimento e criação de nova Marca, mas também pode ocorrer o
oposto, quando um produto dá errado e interfere diretamente nos
demais produtos da empresa, pois na mente do consumidor a Marca é
tão presente que um pequeno deslize é fatal para toda a gama de
produtos ofertados;
Marca individual: esta estratégia é usada para dar maior poder ao
produto, cada um deles possui o seu nome e traz consigo as
características do produto, sendo altamente competitiva e exigindo
um investimentos considerável em Pesquisa e Desenvolvimento, mas
também deixa claramente visível que caso um produto da empresa não
seja bem aceito, não afetará os demais, pois não há conexão entre
ambos na mente do consumidor, também conquista muito mais espaço nas
prateleiras dos pontos de venda;
Marca mista: uma empresa pode usar as duas estratégias anteriores
dentro do seu portfólio de produtos e serviços, unindo a vantagem de
aproveitar-se do nome já reconhecido no mercado com a possibilidade
de criar Marcas “independentes”, o que diminuirá os custos de
lançamento, como também poderá afetar os demais produtos ou a imagem
da organização caso um produto não seja bem aceito no mercado.
Muito mais do que conhecer bem o produto, o profissional de
Marketing deve analisar muito bem qual é a melhor estratégia de
Marca a ser utilizada, as possibilidades de sucesso dependem dos
estudos de mercado, do público-alvo desejado, dos investimentos
disponíveis para a criação de novos produtos ou comunicação, como
também a concorrência pode ocupar uma posição confortável no mercado
e usar das estratégias para não permitir que os demais conquistem
espaço e presença na mente do consumidor.