Marketing de Serviços
Por Rafael Mauricio Menshhein
25/01/2007
É facilmente percebido que hoje todas as empresas do mercado
estão direcionando seus esforços especialmente para os serviços
prestados, passando por serviços entre a empresa e o consumidor
(mercado B2C) ou entre empresas (B2B), adaptando um novo modelo
estratégico, novos métodos de agregar Valor e com isso sair na
frente da concorrência.
O Marketing de serviços é normalmente definido como um conjunto de
ações que visam os objetivos como análise, planejamento,
implementação e controle de programas, tornando mais facilmente
perceptível o Valor ali presente e trazendo satisfação para os
desejos e necessidades do consumidor, seja ele empresarial ou não.
Os serviços são intangíveis, não resultam posse de nenhuma das
partes envolvidas e são feitos no momento, não há como guardar um
serviço, apenas conhecer sua necessidade e elaborar um planejamento
para que sua execução possa ser programada.
Com sua produção e consumo imediatos, os serviços têm uma relação
direta entre a empresa fornecedora do serviço e seu consumidor, as
características dos serviços podem ser definidas como:
Intangibilidade: os serviços são conceitos, idéias, não pode ser
patenteados ou mesmo tocados pelo consumidor ou empresa fornecedora
dos mesmos, é exercido com base na reputação da empresa prestadora
de serviços, principalmente por não serem avaliados antes de sua
execução, como no caso de um produto que o consumidor olha, toca,
sente, cheira etc, por isso é muito importante que seja realizado de
maneira objetiva e de comum acordo entre empresa e consumidor;
Perecibilidade: é um ponto onde sua não utilização resulta em perda
para a empresa, são serviços direcionados e que estão muito mais
comprometidos com o seu uso por um número considerável de
consumidores, como quartos de hotel, cadeiras de aviões etc;
Heterogeneidade: são serviços que variam para cada consumidor, as
exigências são maiores por parte dos consumidores devido a sua
“exclusividade”, são serviços pontuais e que implicam basicamente
nos desejos individuais de cada um, como cortes de cabelos;
Simultaneidade: são os serviços criados e consumidos no mesmo
momento, podem ter variações de um consumidor para o outro, mas
mantém esta característica durante todo o processo de execução;
Participação do cliente no processo: o consumidor torna-se um
co-autor do serviço, colocando na prestação deste modelo de serviço
a sua atenção, em desenhos, planejamento, escolha de materiais a
serem usados etc.
O Composto mercadológico (mix de Marketing) utilizado neste modelo
de negócios é o ampliado, agregando mais 3 novos P´s, totalizando 7
P´s, além de produto, preço, comunicação e distribuição, juntam-se a
lista:
People (pessoas): todas as pessoas envolvidas direta ou
indiretamente na produção e consumo de um serviço são parte
importante do mix de Marketing;
Process (processos): os procedimentos, mecanismos e fluxos de
atividades pelos quais um serviço é consumido, são elementos
essenciais da estratégia de Marketing;
Physical evidence (prova ou evidência física): o ambiente no qual o
serviço é prestado, assim como materiais impressos e outros itens
físicos, podem tornar palpável a promessa que um serviço representa.