Marketing e Planejamento para o Mercado
Por Rafael Mauricio Menshhein
15/11/2007

Acompanhar o desenvolvimento dos concorrentes pode ser um caminho árduo para muitas empresas que não planejam suas ações, estando atentas às tendências de mercado e busquem informações melhores sobre os desejos dos consumidores, o que leva cada organização a pesquisar o mercado constantemente.
Diante da rapidez com que a concorrência se prepara para manter sua posição no mercado, é interessante notar que o planejamento permite associar as novidades e manter um ritmo de desenvolvimento constante, criando cadeias de valor e organizando toda a rede que está ligada à organização.
Mesmo com as facilidades criadas, pela internet e a agilidade em realizar pesquisas, há empresas que não acham que investir em pesquisas é perder tempo e dinheiro, o que leva a entender que não há um planejamento sendo executado e que ninguém dentro da empresa sabe o que irá acontecer no dia seguinte.
Mas como boa parte das empresas acredita que uma pesquisa requer um investimento muito alto e que nem todas possuem muitos recursos para fazê-la é interessante lembrar que muitas lojas pequenas realizam pesquisas constantemente e com um investimento muito pequeno, chegando até a investir o tempo para elaboração, coleta e tabulação de dados, sem que haja uma grande empresa por trás das pesquisas.
Com o passar dos anos as pesquisas ganham profundidade, a organização conhece melhor o mercado, seus concorrentes e principalmente os clientes, internos e externos, sem deixar de acompanhar as evoluções naturais do mercado, novas tecnologias aplicadas, uma comunicação mais eficiente e oferecendo ao consumidor o melhor relacionamento.
É bom lembrar que os concorrentes sempre estão se preparando, sua existência não é mais um fator que prejudique a organização em que você se encontra, mas um motivo a mais para se preparar melhor para atender ao mercado, pois sua empresa acaba por investir em pesquisas e desenvolvimento, oferecendo o melhor para os clientes e para o mercado como um todo.
Também é necessário que o planejamento dê a oportunidade de criar indicadores de desempenho, para medir corretamente o que está funcionando adequadamente na organização, pois nem só da qualidade de produtos vive uma empresa atualmente, os serviços podem determinar o êxito da organização no mercado perante a concorrência, e se você não atende bem um cliente o concorrente o faz.
O planejamento pode não ser a salvação da organização, especialmente quando elaborado sem objetivos realistas, com metas absurdas e com focos distintos, atrapalhando muito mais do que ajudando.
Outro ponto interessante é que o planejamento deve ser parte da cultura organizacional, desta forma passa para seus colaboradores, que aplicam o mesmo zelo em suas vidas, criando formas de organizar e planejar muitas ações, desde o tempo ao qual se dedicam à organização até uma simples viagem com a família.
A forma como se elabora o planejamento é outro quesito que chama a atenção, se os fornecedores, distribuidores etc. não estiverem inseridos não há como atingir um nível de excelência no mercado, pois todos formam uma rede que deve trabalhar com um foco único e claro a todos.
O mais importante para uma organização é seu êxito no mercado, aliando seu planejamento e estratégias para ter um desempenho que melhore a cada dia, ofertando produtos e serviços que sejam melhores que os da concorrência com base na ética e compromisso com o consumidor.