Marketing e Planejamento para o Mercado
Por Rafael Mauricio Menshhein
15/11/2007
Acompanhar o desenvolvimento dos concorrentes pode ser um caminho
árduo para muitas empresas que não planejam suas ações, estando
atentas às tendências de mercado e busquem informações melhores
sobre os desejos dos consumidores, o que leva cada organização a
pesquisar o mercado constantemente.
Diante da rapidez com que a concorrência se prepara para manter sua
posição no mercado, é interessante notar que o planejamento permite
associar as novidades e manter um ritmo de desenvolvimento
constante, criando cadeias de valor e organizando toda a rede que
está ligada à organização.
Mesmo com as facilidades criadas, pela internet e a agilidade em
realizar pesquisas, há empresas que não acham que investir em
pesquisas é perder tempo e dinheiro, o que leva a entender que não
há um planejamento sendo executado e que ninguém dentro da empresa
sabe o que irá acontecer no dia seguinte.
Mas como boa parte das empresas acredita que uma pesquisa requer um
investimento muito alto e que nem todas possuem muitos recursos para
fazê-la é interessante lembrar que muitas lojas pequenas realizam
pesquisas constantemente e com um investimento muito pequeno,
chegando até a investir o tempo para elaboração, coleta e tabulação
de dados, sem que haja uma grande empresa por trás das pesquisas.
Com o passar dos anos as pesquisas ganham profundidade, a
organização conhece melhor o mercado, seus concorrentes e
principalmente os clientes, internos e externos, sem deixar de
acompanhar as evoluções naturais do mercado, novas tecnologias
aplicadas, uma comunicação mais eficiente e oferecendo ao consumidor
o melhor relacionamento.
É bom lembrar que os concorrentes sempre estão se preparando, sua
existência não é mais um fator que prejudique a organização em que
você se encontra, mas um motivo a mais para se preparar melhor para
atender ao mercado, pois sua empresa acaba por investir em pesquisas
e desenvolvimento, oferecendo o melhor para os clientes e para o
mercado como um todo.
Também é necessário que o planejamento dê a oportunidade de criar
indicadores de desempenho, para medir corretamente o que está
funcionando adequadamente na organização, pois nem só da qualidade
de produtos vive uma empresa atualmente, os serviços podem
determinar o êxito da organização no mercado perante a concorrência,
e se você não atende bem um cliente o concorrente o faz.
O planejamento pode não ser a salvação da organização, especialmente
quando elaborado sem objetivos realistas, com metas absurdas e com
focos distintos, atrapalhando muito mais do que ajudando.
Outro ponto interessante é que o planejamento deve ser parte da
cultura organizacional, desta forma passa para seus colaboradores,
que aplicam o mesmo zelo em suas vidas, criando formas de organizar
e planejar muitas ações, desde o tempo ao qual se dedicam à
organização até uma simples viagem com a família.
A forma como se elabora o planejamento é outro quesito que chama a
atenção, se os fornecedores, distribuidores etc. não estiverem
inseridos não há como atingir um nível de excelência no mercado,
pois todos formam uma rede que deve trabalhar com um foco único e
claro a todos.
O mais importante para uma organização é seu êxito no mercado,
aliando seu planejamento e estratégias para ter um desempenho que
melhore a cada dia, ofertando produtos e serviços que sejam melhores
que os da concorrência com base na ética e compromisso com o
consumidor.