Marketing e a criação de experiências para o consumidor
Por Rafael Mauricio Menshhein
21/12/2007
A informação é o bem mais preciso das organizações, é também o
desejo dos concorrentes, que tentam ter acesso às mesmas informações
que a sua empresa, ou então buscam fontes seguras que lhes darão uma
vantagem competitiva no mercado, o que muitas organizações não
percebem é que seu bem mais precioso por não ter o valor tão alto
quanto pensam.
Para obter as informações é necessário que a empresa realize uma
pesquisa, e para realizar uma pesquisa há um grande leque de opções
que podem ser utilizados, então cabe à organização escolher a melhor
opção para o momento em que decide aplicar a pesquisa junto ao
consumidor.
Só que ao mesmo tempo em que a pesquisa é realizada fora das paredes
da organização, deve-se fazer um trabalho extra, pesquisando a
própria organização, pois não há como buscar referências, criar
novos produtos no papel sem que a organização tenha capacidade de
produzi-los.
Muitas vezes as empresas permanecem ofertando o mesmo produto por
muito tempo, o que para algumas empresas é inconcebível, mas estas
que imaginam ser impossível estar no mercado com um produto há muito
tempo se esquecem de entender quais são os motivos que levam o
consumidor a aceitar e se apaixonar pelo produto.
Um dos maiores segredos nem sempre é vender um produto, mas uma
experiência inesquecível, então as organizações deveriam optar por
oferecer experiências melhores, o que algumas já conseguem fazer e
por isso tomam a dianteira do mercado, oferecem ao consumidor algo
que lhes toca o coração, criam emoções e lembranças.
Quando o consumidor se apaixona pelo produto é possível que a
concorrência tente copiá-lo, criar uma aparência similar é muito
fácil, mas criar uma experiência que cause paixão não.
Mas saber quais são os motivos que levam o consumidor a se apaixonar
é fruto das pesquisas realizadas, da mesma forma com que se criam
melhorias nos processos de fabricação é possível aprender a estudar
a empresa e transformar o produto em experiência.
Se você ainda tem dúvidas sobre experiências é necessário observar
quantos produtos adquiriu sem a necessidade de utilizá-lo,
provavelmente são poucos, então sua lembrança retorna um pouco no
tempo e a imagem que surge é um teste do produto, seja no ponto de
vendas ou emprestado de um amigo, e é interessante como esta
experiência pode determinar a aquisição do produto.
Muitas vezes é necessário que as pessoas que compõem a organização
olhem mais para si e notem o que lhes faz bem ao adquirir um
produto, o atendimento pode ser excelente, mas a experiência com o
produto pode superar o atendimento, então se chega a perceber que a
informação passada por meio da experiência é mais presente na mente
do consumidor, e é assim com todas as pessoas, em qualquer fase da
vida.
Desta forma há muito que se estudar, iniciando por si próprio,
prestando mais atenção a aquilo que faz a diferença, no produto, no
atendimento, na marca ou na experiência que marcará sua vida.
Talvez as organizações necessitem aprender a entender, melhorando o
conhecimento sobre as expectativas do consumidor, trazendo
experiências novas, ou lembranças dos momentos mais felizes do
cliente, até mesmo da infância.
Quando uma organização entende o consumidor é possível que possa
ofertar um produto melhor, não ocupando espaço físico, mas sim uma
lembrança.
No dia em que a empresa descobre que é feita por pessoas surge a
oportunidade de melhorar, pois o consumidor também se torna um ser
humano e é realmente ouvido.