Marketing e as escolhas das empresas no mercado
Por Rafael Mauricio Menshhein
22/12/2007
Muitas organizações optam por ser as primeiras, ou pioneiras, em um
mercado, segmento ou nicho, também existem empresas que são as
maiores e outras que são as melhores no que fazem, mas estas
escolhas são parte de uma escolha que marcará o nome, as marcas e as
ações de cada organização no mercado.
Logicamente existem pessoas que preferem produtos ou serviços de uma
empresa que seja a pioneira em um mercado, ela lança seu destino
sobre as inovações que traz com o seu conhecimento e uso das
diferentes ferramentas e estratégias, para então suprir os desejos
do cliente.
Por outro lado existem organizações que são escolhidas pelo
consumidor devido ao fato de serem as maiores, o que dá ao cliente a
percepção de pertencer a um grupo de pessoas maior.
Da mesma maneira existem aquelas pessoas que optam por adquirir os
produtos da melhor empresa, o que leva a enxergar as diferentes
formas de qualidade que são amplamente requisitadas.
Cada organização pode escolher em qual faixa se enquadra, caso a sua
empresa não esteja entre estas categorias é provável que não seja
lembrada por um grande número de pessoas em uma pesquisa.
Então são iniciadas análises para ver em que categoria sua empresa
pode se encaixar, se ela não é a primeira a ofertar um produto ou
serviço pode ser a maior neste quesito, mas se a resposta for
negativa para as opções anteriores é provável que ela se enquadre
como a melhor.
Mas muitas empresas não conseguem definir quem são no mercado, o
concorrente diz qual é a posição de destaque que elas ocuparão, o
que a transforma em mais uma empresa que oferta produtos ou
serviços.
Só que sempre há como escolher em que lugar sua empresa estará, a
luta entre a GM e a Toyota pela posição de maior produtora de
automóveis é visível e muitas empresas desejam estar neste lugar.
Mas há outras organizações neste mercado, e algumas pessoas não
sabem que em um estudo recente a Kia Motors é apontada como a melhor
empresa no segmento automobilístico.
Diante destas opções apontadas há também aquelas empresas que são
inovadoras em sua essência, é de sua natureza ser a pioneira em
qualquer ramo ou setor.
Esta colocação, praticamente obriga aos concorrentes optarem pelas
opções restantes, e com isso abrem-se oportunidades, mas que muitas
empresas não enxergam ou deixam passar diante dos olhos.
Todas as organizações podem escolher em que lugar ou como querem ser
reconhecidas no mercado, deixando que seus concorrentes diretos não
sejam lembrados ou tenham uma participação de mercado menor, talvez
seja interessante para a sua empresa ser a pioneira em um segmento,
como também ser a maior, mas pode ser que seu consumidor prefira a
melhor para adquirir seus produtos.
Independente do caminho escolhido é natural que os estudos sejam
constantes, o aprendizado contínuo é fundamental e permite à
organização posicionar-se corretamente no mercado perante os
concorrentes.
A concorrência sempre vai existir, organizações serão criadas e
outras desaparecerão do mercado, mas algumas conseguem deixar sua
marca na história, criando a sua história sem deixar que os
concorrentes determinem quem são.