Marketing e as Mudanças Culturais
Por Rafael Mauricio Menshhein
31/05/2007
Mudar a cultura de uma organização é um trabalho longo e que traz um
grande aprendizado às pessoas envolvidas no processo, mesmo que no
início haja uma resistência natural das pessoas e que o desconforto
se faça presente.
Existem métodos interessantes para serem aplicados na mudança
cultural das organizações, muitos envolvem somente os processos,
outros apenas as pessoas e há aqueles onde os processos e pessoas
acabam envolvidas.
Ao mudar sua cultura, uma organização afirma a si própria que deseja
melhorar, quer criar um ambiente muito melhor e permitir aos
colaboradores a percepção do que é realmente necessário.
Em empresas com uma estrutura organizacional, ainda em forma de
pirâmide, percebe-se que os colaboradores não conseguem sequer dar
opinião, ajudar a empresa a melhorar um processo ou mesmo solucionar
problemas encontrados.
As estruturas estão mudando lentamente, especialmente em locais onde
o desenvolvimento pessoal é ínfimo e pouco requisitado pelas
organizações.
O desenvolvimento dos colaboradores é um grande investimento para
organizações que mudaram sua visão de estrutura organizacional,
alteraram os antigos modelos que hoje não fazem mais sentido e só
acabam amarrando processos e provocam lentidão e burocracia em
excesso.
Também percebe-se que muitas empresas não sabem:
Quem são: as empresas são formadas por pessoas e sempre devem ser
visualizadas como uma pessoa, conhecer se sua aparência física é
compatível com o público-alvo e os produtos que ela oferta no
mercado;
Onde estão: saber onde se está auxilia a planejar qual é o rumo a
seguir, conhecer seu público-alvo, a comunidade, fornecedores
próximos, concorrentes é apenas um pequeno exercício para descobrir
o território em que se está pisando;
Para onde vão: todas as empresas desejam o sucesso, um planejamento
bem elaborado dá um rumo mais seguro para trilhar e com isso unir a
empresa para que todos alcancem os objetivos conjuntamente;
Como chegar lá: estudar o mercado é fundamental, definir os meios,
estratégias, táticas e planejamento permite iluminar a escada que se
pretende subir no mercado, é como colocar a organização nos trilhos
para que todos tenham uma rota segura para seguir, sem impedir que
as demais opções sejam acompanhadas no decorrer do tempo.
As organizações necessitam aprender a aprender, mudando sua
estrutura e permitindo aos colaboradores desenvolverem-se
adequadamente.