O Marketing e o Futebol
Por Rafael Mauricio Menshhein
19/11/2006
As vezes poder aproximar o Marketing de esportes pode não parecer
resultar em algo muito bom, mas Alexandre Las Casas (em seu livro
Jogada de Marketing - Aplicando as Táticas do Futebol à Gestão
Empresarial; Editora Saraiva; 2ª edição 2006) conseguiu visualizar
como o futebol é composto por regras que podem ser usadas em
Marketing, são explanações realizadas com muita pesquisa e que
demonstram o quanto trabalha-se com Marketing no dia-a-dia e como o
próprio Marketing faz parte da vida de todos.
Las Casas percebeu que algumas regras de futebol comportam-se como o
mercado, utilizar-se de estratégias é vital e saber como atingir os
objetivos traçados no planejamento pode influenciar positivamente o
profissional de Marketing a ter flexibilidade sem perder seu foco.
Algumas das regras são:
Sem campo não há jogo: obviamente todos sabem que em um jogo de
futebol o campo é um dos pontos que determinam o local de jogo, dão
as dimensões as quais os jogadores estão inseridos e limitam as
ações dentro de suas 4 linhas básicas. Ao trazer o campo para o
Marketing tem-se o mercado, um Segmento de mercado ou um nicho, onde
é preciso limitar seu raio (campo) de atuação, pois não há como
atingir todo o mercado e todos os públicos disponíveis;
A necessidade da bola: sem uma bola não existe possibilidade de
jogar. Para chegar até a mente do consumidor deve-se ter um bom
produto, comparando-o com a bola, percebe-se que sem um produto
adaptado ou feito para os consumidores certos não há como chegar em
seus objetivos dentro do mercado;
Nenhum time pode jogar sem goleiro: um jogo pode até iniciar-se com
um uma equipe incompleta, mas o goleiro é vital. Saber posicionar
corretamente os profissionais é vital para o sucesso da empresa e
seus produtos, cabe ao gerente conhecer sua equipe e selecionar o
melhor profissional para exercer a função correta, então o gerente
assemelha-se com um goleiro, muito importante para o Posicionamento
da equipe e gerenciando o jogo com a colaboração dos demais;
O jogador pode atuar com sapatos comuns: em um campo os calçados
devem ser iguais para todos os jogadores, até mesmo a sua ausência é
permitida. As regras são comuns a todas as organizações, a forma de
atuar no mercado é regida por ética e respeito ao consumidor;
Deve haver um árbitro em todos os jogos: sempre há no futebol um
árbitro que visa cumprir e fazer-se cumprir as regras do jogo. No
mercado existem órgãos que irão determinar o que é ou não possível
para uma organização fazer, como exemplo pode ser citado o Código de
Defesa do Consumidor;
Árbitros assistentes podem ser expulsos: quando os assistentes não
cumprem suas funções corretamente ou há algum imprevisto, podem ser
trocadas. Na empresa os profissionais devem exercer suas funções
corretamente, quando isto não ocorre ou o desempenho é menor do que
o esperado pode-se optar por trocá-los ou substituí-los;
Gol feito na saída do jogo é válido: caso o jogador chute a bola
diretamente na saída do jogo, seu gol é validado, pois o primeiro
movimento do jogo é o ataque. No Marketing procura-se pegar seus
concorrentes de surpresa, sair na frente no mercado é importante e
traz benefícios a organização e aos profissionais de Marketing que
elaboram estratégias que podem dar esta vantagem sobre os demais
concorrentes no mercado;
Quando a bola está em jogo: qual é o limite que define quando a bola
saiu do campo, seja pela lateral ou linha de fundo. O mercado exige
que as empresas comportem-se e coloquem seus produtos adequadamente,
o consumidor será atingido somente quando o produto estiver muito
bem posicionado e fixado dentro do mercado pré-definido;
Os gols: neste ponto pode-se trabalhar para que os adversários não
façam os gols, com um posicionamento bem feito da zaga e com um bom
goleiro, ou então atacar e fazer com que o time marque primeiro. O
objetivo das organizações é o sucesso, dar ao consumidor um produto
que esteja em sua mente e que torne-se uma referência em compras
futuras, com um bom produtos pode-se “marcar muitos gols” no mercado
e impedir com seu goleiro e zaga (gerente e demais profissionais da
equipe) que os mesmo concorrentes façam os gols antes da sua
organização.
O mercado é um campo a ser estudado constantemente pelo profissional
de Marketing, suas estratégias devem ser muito bem elaboradas e
tornarem-se diferenciais perceptíveis para os consumidores, trazendo
com isso a fidelização de consumidores e o sucesso da organização no
mercado diante da concorrência, bem diferente dos marqueteiros que
nem sabem onde estão no mercado.