Marketing e os Ciclos de Vida
Por Rafael Mauricio Menshhein
12/05/2007
Muitas organizações tratam o ciclo de vida como algo exclusivo do
produto, esquecem-se de que o mercado também possui um ciclo, da
mesma forma que as organizações.
O passar dos anos pode ensinar aos gestores a necessidade de se
analisar todos os ciclos de vida, passando a compreender melhor o
produto, a empresa e o mercado.
Os estudos que permitem conhecer melhor o mercado iniciam-se em
dados históricos, bancos de dados elaborados que dão às pessoas a
oportunidade de encontrar a melhor forma de se elaborar um
planejamento.
Além de buscar na história algumas referências de suma importância,
também existem dados coletados pela própria organização que devem
ser utilizados, aprender com a própria empresa é, ou ao menos
deveria ser, um objetivo compartilhado por todos, não há mais tempo
para parar um projeto e reiniciá-lo, a velocidade com que a
concorrência coloca produtos substitutos ou similares no mercado é
muito maior e todas as vantagens dadas aos concorrentes serão
usadas.
O mercado passa por transformações, as alterações estão cada vez
mais conhecidas devido a velocidade com que as informações chegam de
um lado ao outro do mundo em poucos segundos, o consumidor está
muito mais informado e algumas empresas perdem o momento de mercado
ao sentirem-se em uma zona de conforto.
Para entender melhor o que cada ciclo pode informar, são necessários
acompanhamentos, desta forma as áreas de pesquisa capturam dados
relevantes e os entregam para que sejam usados de acordo com a
necessidade da empresa, atualmente a maioria dos dados é relevante
em um único momento, pois as diversas áreas têm necessidades
diferentes e a relevância das informações também é diferente.
Cada ciclo pode ser compreendido como:
Ciclo de vida do produto: um produto ou serviço pode estar sendo
introduzido no mercado, estando no estágio inicial do seu ciclo e
que requer muitos estudos antes de ser colocado no mercado, já no
crescimento o produto inicia uma fase de aumento de vendas e
aceitação do público-alvo, em sua maturidade o crescimento é mínimo,
há a estabilização no volume de vendas e em seu declínio existem
duas opções, retirar o produto do mercado ou encontrar novos usos e
aplicações;
Ciclo de vida do mercado: os mercados possuem uma vida, talvez não
tão estudada, mas que traz inúmeras informações relevantes para as
empresas, desta forma percebe-se que algumas empresas preferem
aguardar um tempo antes de colocar no mercado seus produtos, quando
o mercado é completamente novo, deixar outra empresa arriscar é uma
estratégia que deve ser muito bem mensurada, quando o produto é
aceito e começa a crescer no mercado os concorrentes também lançam
as suas versões do produto, no início do crescimento ainda há boas
chances de uma empresa que entra mais tarde no mercado ter sucesso,
já na maturidade não existem muitos consumidores disponíveis, entrar
neste momento é um risco muito alto e requer a certeza de que os
consumidores trocarão os concorrentes pela sua empresa, colocar um
produto no declínio é um investimento arriscado, só há motivos para
fazê-lo se as pesquisas com os consumidores indicarem que seu
produto, neste caso revitalizado ou com muitos diferenciais, será
bem aceito, caso contrário é desnecessário entrar no mercado;
Ciclo de vida da empresa: as empresas nascem pequenas, devem
demonstrar seu valor e dar aos consumidores os melhores produtos, os
estudos para introduzir a empresa no mercado devem estar muito bem
elaborados, o planejamento é o primeiro passo a ser dado, quando
tudo funciona corretamente chega a hora de aumentar a sua
participação no mercado, o crescimento só é possível quando há
espaço no mercado, não adianta entrar com produtos obsoletos e que
hoje não fariam sucesso, nesta hora as empresas devem ter
consolidado uma boa base de clientes e com isso projetar os passos
seguintes rumo à sua maturidade, as empresas tornam-se maduras
quando conseguem fincar seus nomes no mercado, devido a qualidade
dos produtos ou serviços e a capacidade de inovar, por sua vez o
declínio é um ponto que nenhuma organização deseja, mas que muitas
sofreram pelas inovações dos concorrentes.
As organizações devem estudar todos os ciclos de vida, independente
de sua posição no mercado, avaliando assim o território onde pisam e
quais serão as soluções para eventuais dificuldades.
Uma empresa sem conhecimento do mundo externo pode parar no tempo e
desaparecer rapidamente, devido a falta de visão ou mesmo preparo
das pessoas que se deixaram levar pelo pequeno momento de sucesso,
sem levar em conta que os concorrentes continuam estudando.