Marketing e o Seis Sigma
Por Rafael Mauricio Menshhein
04/05/2007
Utilizar indicadores para evidenciar a qualidade dos produtos é uma
ação que determina a maneira como a empresa lida com seus clientes,
a preocupação em atender os desejos e necessidades com um padrão
alto e contínuo.
Em muitas empresas a inserção do seis sigma demonstra a precisão com
a qual realizam a produção, obtendo resultados, até dado ponto
surpreendentes, mas que estão ligados diretamente com a cultura
organizacional, o conhecimento dos colaboradores, treinamento e
melhoria contínua.
Para que uma empresa possa atingir o seis sigma, faz-se necessário
ter, em sua linha de produção, um volume de 3,4 defeitos por milhão
de unidades produzidas.
Esse conceito pode parecer inatingível em um primeiro momento,
trazendo dúvidas quanto às suas razões de implantação, mas todas as
empresas querem ser reconhecidas pela qualidade de seus produtos e
não pelas reclamações dos clientes.
Logicamente em países onde a cultura já é influenciada pela busca da
perfeição em todos os processos do quotidiano, como o Japão,
percebe-se que a qualidade é apenas um princípio básico, sem
qualidade os produtos não saem da fábrica ou mesmo da própria linha
de produção.
Um dos grandes exemplos é a Toyota, onde um único defeito apontado
durante a montagem do automóvel pára literalmente a linha de
produção, até que o problema ou defeito seja solucionado toda a
produção permanece parada.
Ao implantar o seis sigma a organização deve estar plenamente
preparada para lidar com o nível de exigência, os indicadores que
permitem a excelência na produção devem ser muito mais precisos e os
colaboradores extremamente preparados.
A Motorola foi a primeira a implantar o seis sigma em sua linha de
produção, demonstrando a preocupação com a qualidade de seus
produtos e evitando desperdícios, comuns em outras empresas e que
não eram levados a sério, hoje a própria Motorola já pretende
aumentar o nível de exigência do processo do seis sigma, passando de
milhão para bilhão de unidades.
A automatização deu um grande salto quando é exigida a qualidade, há
determinados processos que exigem uma precisão alta e que não é
conseguida pelo ser humano, então opta por se fazer o uso de
maquinário altamente preciso.
Da mesma maneira com a qual todos lidam com a exigência da
qualidade, há fatores que podem influenciar uma organização e o
resultado exposto em seus produtos colocados no mercado, algumas
organizações ficam conhecidas por apresentar produtos de baixa
qualidade e até mesmo o próprio Japão passou por isso no início de
sua industrialização, mas em poucos anos passou a frente de muitos
países e hoje é exemplo em inúmeras áreas.
O mesmo pode acontecer com a China, atualmente os produtos são
“qualificados” como de baixa qualidade, mas o aprendizado com este
novo processo de industrialização do país é muito mais importante do
que produzir diretamente com uma qualidade razoável e que dará base
para um salto qualitativo em breve.
Da mesma maneira, cada pessoa têm a sua definição de qualidade, para
alguns escolher entre um automóvel de luxo ou um modelo mais simples
irá depender do uso dado, como exemplo fazer a escolha entre uma
Ferrari e um Uno pode parecer fácil, a Ferrari é o sonho de muitas
pessoas devido a qualidade percebida, só que se você for andar por
estradas que não possuam asfalto e hajam obstáculos, fazer o uso do
Uno é mais adequado, porque neste momento ele têm a qualidade
necessária.
Além de perceber a qualidade os produtos devem ser adequados ao seu
uso, não faz sentido comprar sem avaliar todas as variáveis, o uso é
um dos principais pontos, senão todos comprariam uma Ferrari para
participar de um rally.