O Marketing e Seu negócio
Por Sandra Turchi
09/06/2010
Grande parte das empresas associa marketing apenas com divulgação e
promoção do seu negócio ou dos seus produtos. Na verdade, ele deve
ser aplicado como parte fundamental da “elaboração” do projeto,
tendo em vista a necessidade de planejamento para o sucesso de
qualquer negócio nos dias atuais, onde há cada vez maior
competitividade.
“Esse marketing“, portanto, vai além de campanhas de propaganda.
Está profundamente relacionado à análise de viabilidade
mercadológica que deve anteceder a abertura do negócio.
Mas como o marketing se envolve nessa etapa? Inicialmente indicas-se
a utilização das ferramentas de pesquisa de mercado, para detectar a
demanda. Podem ser pesquisas qualitativas, quantitativas, ou mesmo
ambas, para identificar se o negócio é minimamente aceitável.
Feita essa etapa o marketing se encarregará de elaborar toda uma
análise relacionada aos resultados das pesquisas, bem como outros
levantamentos que devem ser feitos com relação à concorrência, sua
atuação, seus produtos, sua área de influência, enfim, além da
análise da demanda propriamente dita, deve ser feita uma avaliação
do mercado e como ele está estruturado.
Por que é necessária essa etapa de análise do mercado? Bem, se isso
não for feito, corre-se o risco de oferecer aos consumidores mais um
produto, ou serviço, que eles não necessitam, por já serem atendidos
pelos “players” existentes no segmento em questão.
Após esses levantamentos é possível iniciar uma abordagem de quais
perspectivas o negócio possui, frente à oferta já existente, bem
como verificar seus pontos fortes e fracos, suas ameaças e
oportunidades, ou seja, a famosa análise SWOT (Strengths,
Weaknesses, Opportunities, Treats). O que isso quer dizer? Vamos
pegar o exemplo de uma loja de materiais escolares. Se em
determinado mercado já existem duas empresas concorrentes, que não
estão atendendo adequadamente, uma por falta constante de produtos,
a outra porque não oferece alternativas de pagamento aos clientes,
você pode concluir que para o seu negócio ter maiores chances de
sucesso será necessário oferecer uma variedade maior de produtos,
estoque permanente, bem como formas de pagamento e financiamento aos
seus consumidores.
Esses aspectos estão relacionados a outros conceitos de marketing.
No caso do exemplo acima estamos tratando de gestão de produtos e
precificação, atividades pertinentes a essa disciplina mas
normalmente ignoradas em inúmeras companhias.
Outra decisão mercadológica está relacionada à localização da
empresa, seja por questões logísticas ou pela necessidade de
aproximação do seu público-alvo. Essa análise se utiliza de uma área
de estudos chamada “Geomarketing”. Lembram-se quando falei sobre
“área de influência” dos concorrentes? Pois essa é a área, em
quilômetros quadrados, atendida por determinada loja. Sendo assim,
se você decidir estabelecer seu negócio dentro dessa área de
influência é importante que esteja ciente de que isso com certeza
impactará seus resultados !
Além da análise da área de influência outros fatores devem ser
levados em conta nessa abordagem geográfica, como a estratégia que a
empresa deseja implementar. É possível ter uma estratégia de
concentração geográfica, ou mesmo de dispersão geográfica.
Aliás, todas as definições deverão ter como base a estratégia
definida para a nova empresa, como o que ela deseja ser daqui a
alguns anos (VISÃO), por exemplo. Isso determinará muitas decisões
que serão tomadas no futuro.
É claro que eu não poderia deixar de citar aqui alguns exemplos
relativos às atividades mais famosas, que dizem respeito a
comunicação, propaganda e promoção!! Nesse quesito, é importante que
no planejamento do negócio estudado já seja previsto um investimento
para as ações de divulgação, tão necessárias. O que ocorre, na
prática, é que os empreendedores deixam essa etapa para ser decidida
numa etapa posterior e é óbvio, falta dinheiro…
Porém, quando digo para que seja estimado um valor, esse deverá
estar alinhado com o quê se pretende realizar. Por exemplo, se
estamos tratando de uma pequena indústria de materiais de limpeza,
precisamos prever um investimento no design das embalagens,
definição dos nomes dos produtos, campanha para lançamento das
marcas, bem como sua manutenção, que envolve custos de criação das
peças – por vezes filmes – e mídia, de acordo com o público-alvo que
deseja-se atingir, pois de nada adiantará elaborar muito bem essas
etapas, se elas estiverem direcionadas a um público diferente do que
sua empresa pode atender.
O que quero dizer? Se o seu produto é totalmente focado na decisão
por preço baixo, muito provavelmente o seu público-alvo seja a
população de baixa renda, então é necessário selecionar a linguagem
mais adequada para “conversar” com ele, da mesma forma definir os
veículos de comunicação apropriados, como rádio por exemplo.
Enfim, o marketing deve passar a permear todo o ciclo de
planejamento e implantação do negócio, com o objetivo de reduzir
incertezas para que se acerte melhor o alvo.
Artigo publicado na revista Carreira e Negócios, ago/08
Sandra Turchi é graduada pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP e
MBA pela Business School São Paulo com especialização pela Toronto
University e em empreendedorismo pelo Babson College em Boston. É
superintendente de Marketing da Associação Comercial de São Paulo
(ACSP) instituição que administra o SCPC (Serviço Central de
Proteção ao Crédito). Site: www.sandraturchi.com.br - Twitter:
http://twitter.com/SandraTurchi