Marketing e Suor
Por Eduardo Acioli
19/11/2008
Com a "Globalização", que impulsiona o mercado de países de primeiro
mundo, mas ao mesmo tempo camufla o que verdadeiramente deveria ser,
já que no Brasil é fácil encontrar diversas redes de comidas
americanas, mas não conseguimos encontrar, por exemplo, com uma
baiana vendendo acarajé na Broadway em Nova Yorque, ou quem sabe as
famosas tapiocas de Alagoas sendo comercializadas antes de musicais
como Mamma Mia. Mas se o efeito globalizar não adentra nosso mercado
com veemência e constância, atitudes e ações de marketing vêm
salvando grandes empresários, pequenos comerciantes, além de
profissionais em diversas áreas, e colocando em um patamar mais
elevado aqueles que conseguem executar suas estratégias de
Marketing, sejam elas pessoais ou empresariais. Entretanto, em um
mundo competitivo e exigente, é preciso suar a camisa literalmente e
colocar seus conhecimentos em ação deixando de lado a teoria
adquirida nas universidades e partir para execução, é nessa hora que
descobrimos quem somos e até onde podemos ir, advertsing, gifting,
branding, trade marketing quando sai dos livros e entra no corpo a
corpo com cliente é nesta hora que aparece o suor, após alguns
minutos de persuasão fica claro que sem atitude, sem um plano B na
mente e auto-estima, todo aprendizado fica pobre. Portanto, ficar
antenado em tudo que for possível, ter um plano operacional e
estratégico, saber o máximo possível sobre o seu cliente, criar um
perfil operacional, definir metas, transpirar muito, é esse o
marketing que funciona.
Eduardo Acioli, educador, Diretor de Marketing da Federação Alagoana
de Judô, Idealizador dos Projetos: Um Kimono Para Transformar e
Atleta Solidário.