Marketing - Em Busca da Eudemonia dos Clientes
Por Leonardo Aureliano da Silva
07/06/2009

“Aqui é lugar de gente feliz!”. Provavelmente você já tenha ouvido esta frase na televisão. Ela faz parte da propaganda de uma grande rede varejista brasileira, que propõe uma nova abordagem, a qual gostaria de chama - lá de “Abordagem Eudemonista. (AURELIANO, 2009).

A abordagem de marketing voltada para a satisfação das necessidades e desejos dos consumidores no atual momento precisa ser questionada. O ser humano é finito no seu tempo de vida, mas infinito nos seus sonhos. Aristóteles certa vez afirmou que o maior bem que se pode alcançar pela ação e pelo trabalho é a FELICIDADE.

A felicidade esta acima de uma necessidade e é muito superior a um desejo. A felicidade plena é um estado de espírito, uma experiência metafísica e individual.

“A sensação de felicidade no processo de compra ocorre quando o consumidor é visto na sua totalidade, ou seja, como ser humano” (AURELIANO, 2009). É por meio da realização das necessidades ou dos desejos que o seres humanos se tornam felizes.

No atual momento que estamos vivendo, a criminalidade, o desemprego, e os inúmeros problemas sociais, têm levado as pessoas, portanto, os consumidores a um estado de irritação e desesperança enorme. A impossibilidade de acesso aos produtos e ou serviços que facilitem a vida tem causado em muitos a sensação de frustração e marginalização da sociedade.

A proposta do marketing eudemonístico pautada na busca da felicidade dos clientes, não é o mesmo que fazer caridade, mas, inicia-se com uma profunda reflexão sobre o papel social da empresa como viabilizadora de sonhos por meio dos produtos que vende, até a possibilidade de inclusão de outros consumidores que ficam a margem de ações mercadologias discriminatórias.

Neste nebuloso cenário surge uma faceta de luz que indica a possibilidade de tornar as pessoas, a sociedade e porque não, o mundo melhor. É a prática consistente do marketing voltado para a felicidade do consumidor e visto também como elemento de melhoria da vida do ser humano.

Se perguntássemos aos ricos ou aos pobres sobre o que mais desejariam na vida, a resposta mais provável seria SERMOS FELIZES. A felicidade é o que nos move, nos impulsiona a buscar novos horizontes, esta ao alcance de todos, e não há dinheiro que pague!

Sucesso e seja muito feliz!

Leonardo Aureliano da Silva é Bacharel em Administração de Empresas. Especialista em Administração de Marketing. Mestrando em Administração - UNINOVE. Pesquisador em marketing e estratégias. - Professor Universitário – Universidade Nove de Julho - UNINOVE - Disciplinas relacionadas à Administração e Marketing. e-mail: mkt_academico@yahoo.com.br