Marketing - Em Busca da Eudemonia dos Clientes
Por Leonardo Aureliano da Silva
07/06/2009
“Aqui é lugar de gente feliz!”. Provavelmente você já tenha ouvido
esta frase na televisão. Ela faz parte da propaganda de uma grande
rede varejista brasileira, que propõe uma nova abordagem, a qual
gostaria de chama - lá de “Abordagem Eudemonista. (AURELIANO, 2009).
A abordagem de marketing voltada para a satisfação das necessidades
e desejos dos consumidores no atual momento precisa ser questionada.
O ser humano é finito no seu tempo de vida, mas infinito nos seus
sonhos. Aristóteles certa vez afirmou que o maior bem que se pode
alcançar pela ação e pelo trabalho é a FELICIDADE.
A felicidade esta acima de uma necessidade e é muito superior a um
desejo. A felicidade plena é um estado de espírito, uma experiência
metafísica e individual.
“A sensação de felicidade no processo de compra ocorre quando o
consumidor é visto na sua totalidade, ou seja, como ser humano”
(AURELIANO, 2009). É por meio da realização das necessidades ou dos
desejos que o seres humanos se tornam felizes.
No atual momento que estamos vivendo, a criminalidade, o desemprego,
e os inúmeros problemas sociais, têm levado as pessoas, portanto, os
consumidores a um estado de irritação e desesperança enorme. A
impossibilidade de acesso aos produtos e ou serviços que facilitem a
vida tem causado em muitos a sensação de frustração e marginalização
da sociedade.
A proposta do marketing eudemonístico pautada na busca da felicidade
dos clientes, não é o mesmo que fazer caridade, mas, inicia-se com
uma profunda reflexão sobre o papel social da empresa como
viabilizadora de sonhos por meio dos produtos que vende, até a
possibilidade de inclusão de outros consumidores que ficam a margem
de ações mercadologias discriminatórias.
Neste nebuloso cenário surge uma faceta de luz que indica a
possibilidade de tornar as pessoas, a sociedade e porque não, o
mundo melhor. É a prática consistente do marketing voltado para a
felicidade do consumidor e visto também como elemento de melhoria da
vida do ser humano.
Se perguntássemos aos ricos ou aos pobres sobre o que mais
desejariam na vida, a resposta mais provável seria SERMOS FELIZES. A
felicidade é o que nos move, nos impulsiona a buscar novos
horizontes, esta ao alcance de todos, e não há dinheiro que pague!
Sucesso e seja muito feliz!
Leonardo Aureliano da Silva é Bacharel em Administração de Empresas.
Especialista em Administração de Marketing. Mestrando em
Administração - UNINOVE. Pesquisador em marketing e estratégias. -
Professor Universitário – Universidade Nove de Julho - UNINOVE -
Disciplinas relacionadas à Administração e Marketing. e-mail:
mkt_academico@yahoo.com.br