Marketing em relacionamentos com clientes
Por Rafael Mauricio Menshhein
31/07/2007
Manter um bom relacionamento com os clientes é fundamental para
todas as organizações, da mesma forma é possível compreender a
necessidade de se pesquisar constantemente os desejos destes
consumidores, ofertando produtos ou serviços adequados e no momento
correto.
Também existem outros fatores que podem auxiliar uma empresa a obter
sucesso no mercado, como a fidelização de consumidores, ofertar
produtos e serviços de bom nível e principalmente ter o foco em seu
público-alvo.
Muitas organizações tendem a tentar atender a todos os consumidores
existentes, o que traz muito mais trabalho e gera muitas
dificuldades para estas organizações, pois cada público-alvo é
diferente e requer cuidados específicos.
Quanto melhor a definição do foco, maiores são as chances de sucesso
no mercado, da mesma forma existe a inibição da ação dos
concorrentes sobre seus clientes, mas não impede que em um
determinado momentos seus consumidores troquem de produtos e marcas.
Gerenciar corretamente o relacionamento com os consumidores é um dos
pontos mais importantes dentro das organizações, querendo ou não
sempre existirá a necessidade de se ofertar um produto para uma
pessoa, afinal de contas os produtos são criados por pessoas e para
pessoas.
Diariamente são necessários muitos estudos sobre o comportamento do
consumidor, que quando aliados às pesquisas e aos bancos de dados da
empresa, permitem encontrar novas oportunidades e também revelam
muitos dos motivos que levam aquele consumidor a adquirir os seus
produtos.
Em certos momentos o relacionamento entre as empresas e os
consumidores pode trazer mais vantagens do que se imagina,
principalmente quando a organização sabe que sem consumidores não há
uma razão para ela existir, que sem pessoas não há como criar novos
produtos ou serviços e que a troca de informações entre a
organização e seus consumidores permite encontrar as oportunidades.
Enquanto algumas organizações estão preocupadas em produzir, existem
empresas buscando soluções mais eficazes para seus consumidores, que
agregam valor ao produto e atendem perfeitamente aos seus desejos.
Um bom relacionamento com os consumidores pode ser percebido no
ponto de vendas das organizações, onde o cliente se sente muito bem
e as portas sempre estarão abertas para futuras aquisições destes
consumidores.
Mas como o mercado está sempre mudando, e os consumidores também, é
possível que algumas organizações cometam equívocos em seus
treinamentos, transformando os consumidores em um único ser e
enviando seus clientes para a concorrência.
O relacionamento com o consumidor é uma união que deve trazer
benefícios para ambos, que transforme o desejo do consumidor em
realidade, principalmente porque se você não o fizer, a concorrência
certamente o fará.