Marketing em relacionamentos internos
Por Rafael Mauricio Menshhein
02/07/2007
Muitas organizações preocupam-se mais com o relacionamento com seus
clientes do que com seus colaboradores, desta forma acabam não
percebendo que suas ações podem render muito mais quando os
colaboradores sentem-se realmente importantes.
Cada área da organização influencia diretamente o desempenho da
outra, toda e qualquer ação deve ser muito bem planejada e trazer
uma oportunidade real de sucesso, com uma estrutura que permita aos
colaboradores fazer o que realmente sabem.
É natural preocupar-se com os clientes, mas muitas organizações
esquecem que seus clientes mais importantes estão dentro das áreas
organizacionais, ainda assim existem pessoas que jamais adquirem o
que vendem, apenas comprovando que estão lá para fazer número.
Com a mudança de comportamento do consumidor, algumas organizações
perceberam que uma mudança no relacionamento interno deveria
ocorrer, que sem a integração da organização não há como obter
sucesso no mercado.
Dar importância para os colaboradores é, hoje, uma ação em alta nas
organizações, mas Henry Ford já entendia que seus funcionários eram
seus clientes, pois montavam um objeto de desejo e com seus altos
salários eram os primeiros a adquirir os produtos fabricados.
Atualmente os gestores tendem a buscar em seus colaboradores um
compromisso com a organização, mas que deve levar em conta vários
pontos, como:
Cultura: a cultura da pessoa e da organização devem ser similares,
ou iguais, para que os valores sempre estejam alinhados e o
colaborador saiba exatamente como se comportar e o que esperar da
própria organização em sua relação com as pessoas e com o mercado;
Conhecimento: existem práticas que não devem ser colocadas dentro da
organização, saber como agir e de que forma agir é fundamental, não
basta ser alguém com um grau de conhecimento elevado se não consegue
aceitar que outras pessoas podem saber mais que você, o conhecimento
sempre é complementar e não absoluto;
Relacionamento: os colaboradores são um reflexo da organização e o
contrário também é verdadeiro, desta forma percebe-se que a imagem
percebida pelo mercado deve ser a mesma dentro da organização, os
relacionamentos internos são tão importantes que a integração das
equipes e das áreas depende exclusivamente da forma como uma pessoa
consegue lidar com as demais, independente do grau de conhecimento
de cada indivíduo;
Melhoria contínua: sentir que as pessoas da organização exercem suas
tarefas com uma evolução contínua é uma missão que exige dedicação,
disciplina e determinação, desta forma o gestor também deve
compreender que cada pessoa têm um ritmo de aprendizado, assim como
ele próprio, então o treinamento é fundamental, preocupar-se com o
preparo de cada colaborador é primordial e amplia o crescimento de
todos.
Trabalhar com pessoas exige eliminar preconceitos, definições
antiquadas e enxergar somente a si próprio, interagir faz parte do
quotidiano e permite trocar e adquirir conhecimentos, tornando cada
indivíduo melhor a cada dia e permitindo que a organização também
seja beneficiada.