Marketing, informações e melhoria contínua
Por Rafael Mauricio Menshhein
12/10/2007
Compartilhar informações e conhecimento é um meio de integrar, mais
e de melhor maneira a organização, a forma como a integração ocorre
pode determinar o êxito no mercado e permite alçar objetivos mais
concretos no planejamento estratégico.
Algumas organizações optam por utilizar programas (softwares)
especializados, mas nem sempre sua capacidade é explorada
totalmente, seja por limitar as informações que são disponíveis aos
colaboradores, seja porque estes mesmos colaboradores não trabalham
unidos.
Além de facilitar muito do que é produzido, a informação
compartilhada permite que os colaboradores enxerguem os pontos em
que um projeto pode ser melhorado, e sempre há o que melhorar em
qualquer área.
Assim como um processo de melhoria contínua é implantado e traz
benefícios, todas as informações que são compartilhadas permitem que
o conceito de fazer sempre algo melhor da próxima vez seja visto na
prática, e que dá à organização uma vantagem competitiva sobre seus
concorrentes.
Da mesma maneira deve-se olhar para o que o concorrente está
fazendo, se você ainda não tem um programa de melhoria contínua na
empresa, seu concorrente já pode tê-lo e estar muito na frente em
inúmeros aspectos.
Então você percebe que precisa implantar a prática de melhoria, o
que não é um simples processo, é uma cultura que todos os
colaboradores devem ter, e atualmente não há como deixar que a
empresa fique parada no mesmo lugar por muito tempo, sempre há a
necessidade de aprimorar produtos e serviços, e o cliente assim o
deseja.
Enquanto algumas organizações ainda tentam produzir sem um processo
de padronização, seus concorrentes já possuem um padrão definido
para os produtos, facilitando o controle de qualidade e permitindo
melhorar tudo o que é envolvido naquela linha de produção, inclusive
o conhecimento dos colaboradores, que ao entenderem e deixarem a
cultura da melhoria contínua fazer parte de sua vida, podem auxiliar
na forma de se encontrar novas soluções e melhorar tudo o que está à
sua volta.
E então os gestores poderão obter mais oportunidades, seus
colaboradores têm mais conhecimento, podem auxiliar nas decisões e
apontar o que pode ser melhorado, mas a palavra final sempre recai
sob a responsabilidade do gestor, que deve ser o primeiro a ter em
mente a cultura da melhoria contínua.
Outro ponto interessante passa a ser o que o consumidor considera
como valor, e valor é a razão entre os benefícios e os custos,
torna-se fácil notar que a exigência do consumidor aumentou e que os
concorrentes já sabem disso, portanto sempre buscam aprimorar os
benefícios de um produto ou serviço para o consumidor, bem como
reduzir os custos, e também deve-se ressaltar que cada pessoa tem um
conceito de valor diferente na sua percepção, o que para alguns é
bom para outros é mediano, e assim por diante.
Muitas organizações buscam melhorar seus produtos e serviços
diariamente, tratam de melhorar o tráfego de informações internos e
buscam integrar todas as áreas, o que só é possível quando as
pessoas dentro da organização estiverem preparadas para compartilhar
seu melhor, porque sabem exatamente onde encontrar novas fontes de
conhecimento e aprendizado.