Marketing Jurídico de Atendimento ao Cliente
Por Ari Lima
12/05/2008
Tenho visto muitos clientes saírem insatisfeitos de estabelecimentos
comerciais, após serem tratados de forma inadequada pelos
profissionais responsáveis pelo atendimento ao cliente. Muitos
escritórios perdem diariamente boas oportunidades de negócios
simplesmente por não treinarem adequadamente seus atendentes e
pessoal em geral. Por isso, vamos apresentar seis idéias simples e
fáceis de serem implantadas em qualquer escritório ou
estabelecimento comercial.
Idéia 1 – Estabeleça sintonia com o cliente desde o primeiro
momento. O que vem a ser isso? Estar sintonizado com alguém é estar
em harmonia com esta pessoa. É conseguir uma afinidade em relação ao
seu pensamento, suas idéias, seus sentimentos. O contato ou sintonia
que estamos falando, portanto, é uma empatia entre duas pessoas. É
preciso que o profissional dê especial atenção ao primeiro momento
de seu encontro com o cliente, pois todo o resto da venda vai
depender desse momento inicial.
Idéia 2 – Aprenda a ouvir o cliente. Uma vez que foi superada a
primeira fase, agora você precisa saber ouvir atentamente.
Concentre-se no cliente, em sua fisionomia e em suas palavras.
Estando atento, conseguirá perceber detalhes sutis que poderão
ajudá-lo a compreender melhor o cliente. Durante a conversa, ele
poderá enfatizar aspectos importantes que o profissional distraído
não perceberia.
Idéia 3 – Demonstre interesse pelo cliente. Muitas vezes, um cliente
procura um escritório para contratar um serviço, e durante sua
explanação, ele acaba desviando o assunto para algum problema
pessoal. Neste caso, recomenda-se incentivar o cliente a
“desabafar”, interessando-se verdadeiramente pela sua história.
Serão apenas alguns minutos “perdidos”, que poderão consolidar um
relacionamento comercial por muitos anos.
Idéia 4 – Trate o cliente pelo nome. No início da conversa, assim
que seja possível, o profissional deve se apresentar falando seu
próprio nome e perguntando o nome do cliente. Logo em seguida,
comece a tratá-lo pelo nome, repita-o durante a conversa algumas
vezes para não correr o risco de esquecê-lo. Já dizia o famoso
especialista em relações humanas Dale Carnegie “o nome de uma pessoa
é para ela, a palavra mais bonita do idioma”.
Idéia 5- “Faça um elogio sincero”. Durante a conversação com o
cliente, fique atento para encontrar uma oportunidade de fazer um
elogio – sutil e sincero - para este cliente. Todos nós precisamos,
de vez em quando, receber uma “massagem” em nosso ego. No entanto,
preste muita atenção para não passar por “bajulador”. O elogio
precisa ser sincero e proceder realmente. Um elogio bem feito terá
um impacto muito positivo em seu relacionamento com o cliente.
Idéia 6 – Comunique-se com o cliente no mesmo idioma dele. É comum
as pessoas enfatizarem e repetirem determinadas expressões durante
sua conversação. Isso ocorre, em função destas expressões terem
significados fortes para esta pessoa em particular. Se você utilizar
as mesmas palavras ou expressões que forem destacadas através de
tons de voz diferentes por parte do cliente, o impacto de sua
comunicação será muito maior junto a ele. Pôr exemplo: um cliente
entra num escritório e pede uma “solução urgente“, para um
determinado problema. Você deverá sugerir que a empresa tem
condições de atender a solicitação, destacando a expressão “solução
urgente“ daquele cliente.
Estes seis itens descritos acima, não são idéias utilizadas para
vender o serviço propriamente. Seu objetivo é conquistar a confiança
e simpatia do cliente, com isso o trabalho de vender ficará bastante
facilitado. Quando você conquistar o cliente verdadeiramente, não
haverá concorrente ou preço baixo que o fará mudar a idéia de
contratar o serviço em sua empresa.
Ari Lima é empresário, engenheiro, consultor em marketing pessoal e
gestão de carreiras e especialista em marketing e vendas. Desenvolve
treinamento em marketing pessoal e marketing jurídico para
profissionais liberais, empresas, escritórios e estudantes
universitários. Ministra cursos, seminários e palestras realçando o
lado prático e funcional do marketing e escreve artigos diariamente
para diversos sites e revistas. Além de uma sólida formação teórica,
possui 25 anos de experiência prática em gerenciamento e treinamento
de vendedores e de gerentes de vendas, bem como atendimento a
clientes.