Marketing, melhoria contínua e qualidade
Por Rafael Mauricio Menshhein
28/11/2007

Em um mundo globalizado há conceitos que são comuns a todos, fazendo parte do dia a dia e gerando a possibilidade de melhorar continuamente a sua forma de avaliar um produto ou serviço, pois as informações dão novas bases para analisar e definir que aspectos podem compor o conjunto de atributos e características que definem a qualidade que cada um tem para si.

Durante muito tempo é possível entender qualidade como um conceito baseado em um número de informações limitado, mas, quanto mais características são inseridas neste contexto, melhor é a definição que se estabelece no presente momento.

A busca pela perfeição está presente junto ao ser humano desde o princípio de sua existência, e nada mais comum do que sempre fazer algo melhor da próxima vez que se dispuser a construir um mesmo objeto.

Desta maneira é interessante observar que a cada dia mais informações complementam o que cada um toma para si como qualidade, é assim desde a infância e por toda a vida, e, conforme os hábitos e conhecimentos obtidos ao longo da vida, é possível criar uma definição pessoal e única de qualidade na mente.

Mas diante das inúmeras possibilidades oferecidas no mercado há sempre uma dúvida sobre certos pontos que mais chamam a atenção de cada cliente, como se fossem detalhes sem os quais a pessoa não pode viver.

Com o passar dos anos é possível descobrir que a exigência se amplia conforme as ofertas de produtos, não há mais uma única forma de se analisar a qualidade, e a concorrência sempre pode oferecer um produto melhor que o seu, é assim que se pode perceber que os concorrentes são uma das fontes onde a qualidade pode ser uma inspiração ou o a motivação para realizar mudanças e ampliar o conhecimento.

Talvez a maior dificuldade em se estabelecer um conceito único implique em absorver muitas culturas e então tentar criar um modelo, mas como a qualidade sempre tende a melhorar com o passar dos anos, é possível que não haja como limitar um conceito intocável e que não seja substituído.

A melhor forma de estabelecer a qualidade é criar indicadores que tragam para a organização as informações necessárias, que sejam diferenciadas e permitam entender o consumidor mais profundamente.

Antes de se estabelecer um padrão de qualidade é necessário saber o que será produzido, se é um serviço ou produto, quais são as possíveis aplicações do conhecimento de todas as áreas e como lidar com uma satisfação baixa dos consumidores, para então melhorar e aprender com os erros do passado, porque o momento mais importante sempre é o presente, que permite a existência de um futuro.