Marketing, melhoria contínua e qualidade
Por Rafael Mauricio Menshhein
28/11/2007
Em um mundo globalizado há conceitos que são comuns a todos, fazendo
parte do dia a dia e gerando a possibilidade de melhorar
continuamente a sua forma de avaliar um produto ou serviço, pois as
informações dão novas bases para analisar e definir que aspectos
podem compor o conjunto de atributos e características que definem a
qualidade que cada um tem para si.
Durante muito tempo é possível entender qualidade como um conceito
baseado em um número de informações limitado, mas, quanto mais
características são inseridas neste contexto, melhor é a definição
que se estabelece no presente momento.
A busca pela perfeição está presente junto ao ser humano desde o
princípio de sua existência, e nada mais comum do que sempre fazer
algo melhor da próxima vez que se dispuser a construir um mesmo
objeto.
Desta maneira é interessante observar que a cada dia mais
informações complementam o que cada um toma para si como qualidade,
é assim desde a infância e por toda a vida, e, conforme os hábitos e
conhecimentos obtidos ao longo da vida, é possível criar uma
definição pessoal e única de qualidade na mente.
Mas diante das inúmeras possibilidades oferecidas no mercado há
sempre uma dúvida sobre certos pontos que mais chamam a atenção de
cada cliente, como se fossem detalhes sem os quais a pessoa não pode
viver.
Com o passar dos anos é possível descobrir que a exigência se amplia
conforme as ofertas de produtos, não há mais uma única forma de se
analisar a qualidade, e a concorrência sempre pode oferecer um
produto melhor que o seu, é assim que se pode perceber que os
concorrentes são uma das fontes onde a qualidade pode ser uma
inspiração ou o a motivação para realizar mudanças e ampliar o
conhecimento.
Talvez a maior dificuldade em se estabelecer um conceito único
implique em absorver muitas culturas e então tentar criar um modelo,
mas como a qualidade sempre tende a melhorar com o passar dos anos,
é possível que não haja como limitar um conceito intocável e que não
seja substituído.
A melhor forma de estabelecer a qualidade é criar indicadores que
tragam para a organização as informações necessárias, que sejam
diferenciadas e permitam entender o consumidor mais profundamente.
Antes de se estabelecer um padrão de qualidade é necessário saber o
que será produzido, se é um serviço ou produto, quais são as
possíveis aplicações do conhecimento de todas as áreas e como lidar
com uma satisfação baixa dos consumidores, para então melhorar e
aprender com os erros do passado, porque o momento mais importante
sempre é o presente, que permite a existência de um futuro.