Marketing na comunicação e relacionamento com o cliente
Por Rafael Mauricio Menshhein
10/10/2007
A comunicação está presente no quotidiano de todas as pessoas, em
diferentes formas e veículos, mas para que o consumidor tenha
contato com o que lhe é de interesse é necessário estudar seu
comportamento, qual é a mídia que este consumidor tem acesso e que
vantagens pode utilizar para estar na frente de seus concorrentes.
Durante a elaboração de uma campanha a forma como a comunicação será
usada é fundamental, sempre é possível estudar melhor um assunto,
qual será a reação do cliente ao encontrar um anúncio em revistas,
jornais, na própria internet ou pelo rádio.
Diante das possibilidades ofertadas pelo mercado, pode-se chegar a
conclusão de que todas as formas de comunicação são válidas, mas que
seu consumidor tem preferência por algumas, o que facilita a criação
de campanhas mais direcionadas e com um retorno melhor.
Mas uma bela campanha nem sempre traz bons resultados, o consumidor
pode não compreender sua mensagem, e então todo este esforço é
perdido, e uma das maiores oportunidades de mercado foi
desperdiçada.
Para que a comunicação exerça seu papel é necessário saber
exatamente que características irão chamar a atenção do cliente, que
linguagem utilizar, onde inserir sua campanha e até mesmo buscar
novas referências no próprio produto ou serviço em questão.
Todo o esforço em comunicação está ligado diretamente ao produto ou
serviço, os quatro p´s devem estar em sintonia e equilibrados, e as
demais áreas da organização também devem participar do processo de
criação da comunicação a ser usada, algo que as vezes fica delegado
somente a uma única área.
Sempre que possível é de bom gosto realizar testes com consumidores,
descobrir o que lhes chama a atenção, que tipos de mensagens gostam
de receber, que local é o mais indicado para publicar um anúncio e
todas as variáveis que julgar necessárias.
Algumas organizações esquecem que todas as áreas formam a sua
estrutura, como se cada uma delas fosse isolada e por isso não
tivesse importância ou influência nos demais processos, e muitas
vezes perdem grandes oportunidades por simplesmente ignorar uma
informação que os concorrentes utilizam ao saber que dentro de suas
paredes há muito conhecimento e fazem uso do mesmo.
Com as novas opções de meios de comunicação, passando pela internet
e chegando ao telefones celulares, é possível criar campanhas
direcionadas ao público de maneira mais correta, cada faixa-etária
tem uma preferência, e como não há mais barreiras físicas, após o
advento da internet, pode-se perceber claramente que uma propaganda
circula pelo mundo e chega ao consumidor pelo próprio computador ou
telefone celular.
Mas também existem certos cuidados que devem ser tomados, e então
entra em ação o Marketing permissivo, pois nem sempre o cliente está
disponível para receber uma ligação ou e-mail da empresa, talvez nem
a deseje realmente e isto acaba transformando a organização na mente
do consumidor, que antes atendia seus desejos e hoje só enche sua
caixa de e-mail ou telefone em horários inapropriados.
E então você nota que além de receber o que não quer, ainda sente
sua privacidade invadida, e desta maneira a organização perde um
cliente.
A comunicação envolve toda a organização, iniciada internamente e
que chega até o cliente, e uma empresa só pode dar ao mercado o que
possui dentro de si, o que leva a entender como é a cultura de uma
organização que realmente se comunica com seus clientes e lhes pede
permissão para transmitir sua mensagem.