O Marketing nas pequenas e médias empresas
Por Sandra Turchi
19/06/2010
Em geral as PME’s (pequenas e médias empresas), assim como alguns
profissionais liberais, acreditam que marketing não é para elas, ou
então, que fazer marketing é simplesmente produzir um folheto e
distribuí-lo nas redondezas, fazer alguns banner’s, ou mesmo, pintar
o muro do seu bairro com o nome da sua empresa.
Isso tudo pode até fazer parte de alguma estratégia, mas obviamente,
marketing é muito mais amplo do que isso, porém, isso não quer dizer
que um mito ou que seja algo ao que sua empresa nunca terá acesso.
Se entendermos o Marketing como uma ciência voltada para o
entendimento do seu consumidor, aliada ao fato de trazer mais
resultados para sua empresa através da satisfação das suas
necessidades, talvez fique mais fácil compreender todas as suas
possibilidades.
Quando digo entender seu consumidor, é conhecê-lo mesmo, saber quem
é ele, como decide suas compras, como prefere pagar – cartão ou
dinheiro – onde mora, se faz as compras perto de casa ou do
trabalho, se ele se preocupa com o ambiente da sua loja, com a
comodidade que você oferece… enfim há uma gama de informações
importantes a serem identificadas que poderão ser utilizadas
posteriormente para melhor atendê-lo nos aspectos relevantes para
ele. Como você pode perceber, até agora não falamos de fazer nenhum
folheto ou banner!
Quer dizer então que é só isso, conhecê-lo para melhor atendê-lo?
Não, não é somente isso, mas eu diria que “isso” é a parte
principal, a mais importante e de tão óbvia, normalmente, não é
praticada pelas empresas… infelizmente.
Quando falamos de satisfazer as necessidades dos consumidores
estamos ainda falando do básico, pois o ideal mesmo seria
“encantá-los”, ou seja, superar suas expectativas. E isso só pode
ser obtido quando os conhecemos verdadeiramente. Utilizando como
exemplo o mercado de luxo, esse encantamento implicaria em oferecer
uma grande sofisticação, pois esses consumidores possuem uma
expectativa bastante elevada, normalmente associada a fatores menos
tangíveis como exclusividade, excelência em serviços, perfeição de
acabamento, e tudo o mais relacionado a esse mundo feito para
poucos. Nesse caso, as empresas, sejam pequenas, médias ou grandes,
devem ter outro enfoque nas suas ações de marketing, pois a
comunicação não poderá ser de massa, não poderá se utilizar de
veículos populares, o atendimento deverá ser especializado, e a
ambientação da loja deverá ser extremamente bem pensada, entre
outros aspectos.
Por outro lado, tratando do mercado popular, provavelmente será
necessário adequar a questão do preço e das formas de pagamento,
buscando fornecer orientação para que o consumidor utilize as
ferramentas financeiras de forma consciente. No tocante à
propaganda, nesses casos, poderá ser mais simplificada, porém,
deve-se atentar para que seja clara e muito objetiva e não exija que
o consumidor fique decifrando idéias mirabolantes.
Sandra Turchi é graduada pela FEA-USP, pós-graduada pela FGV-EAESP e
MBA pela Business School São Paulo com especialização pela Toronto
University e em empreendedorismo pelo Babson College em Boston.É
superintendente de Marketing da Associação Comercial de São Paulo
(ACSP) instituição que administra o SCPC (Serviço Central de
Proteção ao Crédito). Site: www.sandraturchi.com.br - Twitter:
http://twitter.com/SandraTurchi