Marketing orientado ao foco do cliente
Por Rafael Mauricio Menshhein
11/05/2007
No atual estágio de desenvolvimento de mercado, é natural que
algumas organizações comecem a direcionar seu principal foco a
aquilo que o cliente deseja, não basta ofertar produtos e serviços,
é necessário conhecer o que o cliente deseja.
Desde o início da revolução industrial, a tecnologia começou a
ganhar mais importância no dia a dia das empresas, da mesma forma o
conhecimento também teve que ser adaptado ao contexto do negócio da
organização.
A orientação do Marketing para o foco do cliente permite a empresa
entregar exatamente o que é desejado pelo mercado, ao contrário do
que ocorreu anteriormente, onde o cliente comprava o que era
ofertado, independente de gostar ou não, pois havia uma necessidade
muito maior do que o desejo de possuir o produto.
O nível de exigência dos consumidores aumentou com o passar dos
anos, da mesma forma com a qual a concorrência entre as organizações
aumentou a oferta de produtos e possibilitou a escolha por parte dos
clientes, a comparação entre produtos e serviços similares e ouvir
seus amigos passou a ter muito mais importância do que a comunicação
utilizada pela organização para informar aos clientes sobre seus
produtos e serviços.
Para que o Marketing seja orientado ao cliente, alguns pontos devem
ser destacados, como:
Ouvir: abrir canais para a comunicação do cliente com a empresa é um
dos primeiros passos, entregando assim os produtos e serviços
realmente úteis e que atendam aos desejos e necessidades dos
consumidores, mas ouvir somente não basta, todo este processo deve
ser o início do planejamento para a fabricação, ou prestação do
serviço, adequado a aquele cliente;
Pesquisar: as pesquisas têm como finalidade auxiliar no
planejamento, demonstrar quais foram as mudanças exigidas, que
materiais podem ser aceitos pelo consumidor, que ações chegarão ao
público-alvo corretamente, que tipo de informações devem ser
disponibilizadas na comunicação etc., para isso, o cliente é ouvido,
suas informações passam por filtros e então são aplicadas aos
desejos e necessidades do consumidor;
Planejamento: sair ouvindo e pesquisando o consumidor pode ser o
necessário, mas tudo deve seguir um planejamento, saber onde buscar
as informações, porquê buscar estas informações, onde serão usadas
as informações etc., são a base para que tudo funcione corretamente
e tenha um caminho estabelecido corretamente;
Concorrentes: prestar atenção ao que é feito pelos concorrentes
permite a empresa compreender mais variáveis do mercado, todas as
empresas estudam a concorrência, conhecem os produtos ou serviços
oferecidos, por isso é importante manter dados históricos e os
motivos pelos quais os consumidores escolhem a outra marca e não a
sua;
Fidelização: o processo utilizado para fidelizar os clientes deve
sempre estar alinhado com os objetivos da organização, permitindo
que o cliente torne-se muito mais do que um consumidor de produtos e
serviços, ele é um parceiro da empresa e até sente-se dono da marca.
Direcionar o foco da empresa para o foco do cliente pode exigir
muito esforço, mas os concorrentes já o fazem, cada vez mais o
cliente ganha conhecimento sobre os produtos e serviços, escolhe os
produtos que mais lhe agradam e até mesmo o que os amigos indicam,
as redes de relacionamento de consumidores têm ganhado muito mais
importância e hoje as empresas devem estar ao lado dos consumidores,
antes que os concorrentes o façam.