Marketing para a Internet
Por Rafael Mauricio Menshhein
05/03/2007
A evolução tecnológica possibilita o uso de novos meios de
Comunicação em Marketing, a Internet tem um alcance global e permite
a divulgação de um produto, serviço e Marca em âmbito mundial.
Mesmo com a facilidade criada com o uso da Internet, também surgem
algumas dificuldades, além de exibir a empresa e o que ela tem a
ofertar no mercado, permitindo ao cliente conhecer os produtos e
serviços, também há a necessidade de limitar seu mercado.
Estudar constantemente os consumidores, concorrentes, mercado e a
própria empresa podem auxiliar na hora de expor um produto ao mundo
através da Internet, as fronteiras deixam de existir quando todo o
processo é feito com base em uma possível moda.
Nem todas as empresas devem exibir o que produzem na Internet, pois
o consumidor pode desejar um produto, encontrar a sua organização e
pedir a entrega do mesmo, só que ao identificar melhor em que lugar
está o cliente, percebe-se que os custos envolvidos irão
impossibilitar a entrega, pois este consumidor está do outro lado do
mundo.
Essa situação é deixada de lado pela moda existente, acreditar que
toda empresa necessita de uma página na Internet não é correto,
especialmente quando esta fantástica ferramenta atinge um público
jamais imaginado.
Existem casos em que deve-se limitar o público-alvo, deixar muito
bem claro que o atendimento é feito dentro de um território
definido, para que, somente o público-alvo desejado tenha o acesso
àquela Informação.
As estratégias que envolvem todo o processo de criação para a
Internet devem levar em conta inúmeros pontos, a Informação está ao
alcance de um clique, a necessidade da rapidez em passar o que é
essencial é fundamental.
Além da velocidade mais rápida, também percebe-se que a concorrência
tem um acesso tão rápido quanto seus consumidores, a Informação está
disponível para todos e copiar uma estratégia exclusivamente feita
para a Internet torna-se fácil.
Diante da concorrência, a fidelização dos consumidores que utilizam
a Internet torna-se um ponto crítico e podem ser vitais para o
sucesso da campanha, como:
Informações: o consumidor tem em suas mãos as informações, pode
solicitar mais detalhes por correio eletrônico (e-mail) e divulgar
algumas características a quem achar necessário;
Ética: respeitar o consumidor é fundamental, deixar disponível uma
Informação que não é verdadeira pode gerar problemas, o código de
defesa do consumidor é um dos pontos de referência para se elaborar
uma estratégia que será usada na Internet;
Canal para Comunicação direta: mesmo que haja uma quantidade
satisfatória de informações disponíveis, sempre deve-se permitir um
contato entre pessoas, o consumidor e um colaborador da empresa, que
pode ser feito por meio de uma central telefônica (call center);
Velocidade: o tempo da Internet é diferente do tempo real, uma
Informação percorre o planeta em segundos, por isso é importante
atender o consumidor corretamente;
Envio de campanhas: muitas empresas acabam transformando-se em
centros de envio de lixo eletrônico (spam), não selecionam
corretamente quem deve receber aquela Informação e acabam perdendo o
consumidor.
Para cada empresa existe um modelo exclusivo a ser elaborado, sem um
planejamento concreto não há como conhecer a necessidade real de
colocar a imagem da organização na Internet.
A melhor forma para decidir quando entrar na Internet e divulgar os
produtos e serviços é realizar uma Pesquisa, estudar os impactos
reais e o retorno, por isso é importante que toda a empresa esteja
envolvida neste processo, o que facilita o sucesso no mercado.
Nenhuma empresa é obrigada a estar na Internet, mas em um dado
momento a necessidade pode fazer-se presente, então os estudos
apontarão a melhor maneira de fazê-lo corretamente.