Marketing para a era do conhecimento
Por Rafael Mauricio Menshhein
29/04/2007
Sucesso é um objetivo comum a todas as organizações, algumas
conquistam mais facilmente este objetivo ao elaborar um
planejamento, seguí-lo corretamente e realizando os ajustes
necessários com base no conhecimento adquirido anteriormente e
durante a execução prática do que foi planejado.
O conhecimento é fruto dos estudos, como:
Mercado: como definir qual é o melhor local, o melhor produto, que
consumidores buscar, quais fornecedores etc., sem realizar uma
Pesquisa e com os dados obter um conhecimento mínimo da situação
para então tomar as decisões mais acertivas e com isso aumentar a
sua vantagem com relação aos concorrentes;
Consumidor: atender aos desejos e necessidades dos clientes é um
ponto básico para muitas organizações, da mesma maneira com que é
criada uma rede de relacionamento com o consumidor e realizada a
fidelização, comprovando que o conhecimento obtido sobre o
comportamento do consumidor é fundamental, estar em contato com os
clientes utilizando as diversas ferramentas também permite à
organização buscar as informações necessárias para que seja definido
o foco a ser utilizado;
Concorrentes: estudar as demais organizações dá a oportunidade de
conhecer o mercado, os fornecedores, consumidores, produtos ou
serviço ofertados, para que o planejamento seja elaborado com base
em informações mais ricas e precisas, determinando assim qual será a
demanda do mercado, o relacionamento da concorrência com os
consumidores etc.;
Pesquisa: todo o conhecimento adquirido é fruto de pesquisas
realizadas, buscar as informações de mercado é um ponto inicial para
conhecer as variáveis e as oportunidades que o mercado oferece, da
mesma maneira com que se buscam informações sobre os consumidores e
concorrentes;
Redes de relacionamentos: conhecer as inúmeras redes formadas, com o
consumidor e a empresa, entre os consumidores e até mesmo entre
empresas, é um ponto que leva a melhorar o conhecimento do mercado,
o relacionamento é parte das pessoas e, hoje, também é um ponto
crucial para a sobrevivência das organizações, principalmente com o
surgimento das redes virtuais e a percepção de uma grande
oportunidade pelas organizações.
Cada profissional irá buscar o conhecimento necessário para aplicar
ao seu dia a dia, que trará vantagens para a organização e
encontrará oportunidades no mercado.
Da mesma maneira com que as informações auxiliam uma organização a
ampliar sua fatia de mercado, atender melhor o consumidor e propicia
a formação das redes e fidelização, o excesso de informações pode
desviar o foco organizacional.
O conhecimento é a base para as ações, permite compreender melhor as
variáveis e atender corretamente aos desejos e necessidades dos
consumidores, alinhando os objetivos da organização com o
conhecimento e desenvolvendo o mercado.