Marketing para Fornecedores
Por Rafael Mauricio Menshhein
31/01/2007
Um mercado é composto por consumidores, empresas que ofertam
produtos e fornecedores, o Marketing deve integrar esses três pontos
para criar uma base sólida para sustentar todas as suas estratégias,
campanhas e a existência da empresa.
Saber que toda esta cadeia de Valor é integrada faz com que o
profissional de Marketing tenha um campo maior para pesquisar,
coletar dados e compreender quais são os caminhos para ofertar os
melhores produtos.
O mercado sempre irá consumir, então as empresas devem cumprir seu
papel de atender aos desejos e necessidades do consumidor, sem
deixar de lado o seu fornecedor, um elo tão importante quanto
algumas empresas podem imaginar.
Dar atenção ao fornecedor é colocá-lo como parceiro, direcionar
esforços para que ambos tenham um resultado positivo e cresçam
conjuntamente.
Ao procurar fornecedores, deve-se estar atento a alguns pontos,
como:
Ética;
Transparência nas ações;
O foco do fornecedor;
Capacidade de integrar-se com a empresa;
Certificados obtidos;
Valores da organização fornecedora;
Visão;
Preocupação com seus Talentos Humanos etc.
Com a concorrência mais acirrada atualmente, é lógico que muitas
organizações não podem formar parcerias com empresas que não
acompanhem seu ritmo.
A globalização permite que os fornecedores, em certos casos, nem
estejam ao lado da empresa, tudo isto deve ser mensurado antes de
aprovado e com o resultado deve ser tomada a decisão da parceria.
O fornecedor traz equilíbrio para uma empresa quando trabalha junto
a ela, pois a integração é uma das formas mais eficazes de obter o
desempenho desejado.
Um dos principais pontos que deve fazer parte da relação entre
fornecedor e empresa é seu relacionamento, não apenas um dar ao
outro o necessário, como comprar e vender, mas colocar seu
fornecedor no planejamento e elaborar estratégias que auxiliem ambos
a conquistar uma fatia de mercado maior e melhor.