Marketing para treinar e atender consumidores
Por Rafael Mauricio Menshhein
02/11/2007
Individualizar o atendimento ao consumidor pode parecer um ato
difícil de se concretizar, mas que ocorre a cada momento, pois os
desejos do consumidor podem ser diferentes, as informações
procuradas são distintas e a atenção deve ser diferenciada ao que
este consumidor fala.
Ao realizar treinamentos, algumas empresas entendem que devem criar
um modelo de atendimento, só que este modelo pode estar baseado em
conceitos incorretos, porque cada cliente é diferente, tem desejos,
no próprio atendimento, que denotam suas expectativas e o que
realmente procuram.
Como você sabe, existem pessoas que entram em uma loja e desejam ser
atendidas prontamente, ter suas dúvidas esclarecidas e sentirem-se
valorizadas por estarem adquirindo um produto ou serviço, por outro
lado há pessoas que desejam entrar na loja, pegar o produto e sair,
sem muita conversa ou informações, mas que em muitos treinamentos
não há menção destes fatos.
Então o mais correto para se fazer em um treinamento não é formatar
a forma de interação com seus clientes, mas sim procurar demonstrar
que, do lado do vendedor, há um ser humano também e que tem uma
percepção daquilo que o cliente deseja receber.
Atender um consumidor não é como lidar com um produto eletrônico,
mas em muitos treinamentos há um engano que torna cada indivíduo
apenas mais um, e não como o único que está ali para procurar mais
informações, para obter mais detalhes do que os outros consumidores
disseram do produto e até mesmo para abrir uma porta para um retorno
futuro até este ponto de venda.
Mesmo assim o treinamento é muito importante, pois há alguns
aspectos que devem ser transformados em padrão, como o respeito para
com o consumidor, a ética, a atenção ao que o consumidor diz,
perceber que uma dúvida pode ser eliminada ao demonstrar o que o
produto ou serviço pode oferecer etc.
E assim você começa a pensar nas inúmeras lojas em que entrou e foi
atendido de forma a parecer apenas mais um, ou onde o vendedor não
estava disposto a lhe atender naquele momento, e isto pode ser o
reflexo da cultura organizacional, pois ninguém pode oferecer o que
não tem.
O que transforma a maneira de lidar com seus consumidores é o
ambiente onde os vendedores estão inseridos, se forem tratados como
pessoas que realmente são, o atendimento ao cliente será feito
corretamente, ao passo que, se forem tratados como máquinas o
resultado é desastroso.
Sempre que possível é necessário investir em treinamento, lembrar
cada pessoa do ponto de venda que os valores da organização são
importantes e também fazer com os vendedores o que deseja que eles
façam com os clientes.
Todos podem ter êxito quando aprendem que os princípios exigidos são
realmente praticados, mesmo que leve um breve tempo para absorver a
cultura organizacional, quando se está entrando na empresa.
E se o cliente reclamar do atendimento, é hora de verificar o que
está acontecendo dentro da organização, qual é a forma de tratamento
oferecida pela organização para com seus colaboradores, descobrindo
que as dificuldades são oportunidades para se melhorar a cada novo
dia.