Marketing Permissivo (Marketing de Permissão)
Por Rafael Mauricio Menshhein
31/12/2006
A cada dia milhões de informações chegam aos consumidores, o
bombardeio constante de Informações sobre este ou aquele produto
acabam causando um efeito colateral que impede a fixação da mensagem
na mente do consumidor, como também abre os caminhos para que o
mesmo consumidor capte somente o que lhe interessa.
Com o passar dos tempos e as novas estratégias de Marketing,
percebe-se que a invasão da privacidade está provocando alguns
problemas de relacionamento entre empresa e consumidor.
O mercado na ânsia de buscar novos clientes perde sua razão de ser
quando a vida privada dos consumidores passa a ser recheada de
cartões, telefonemas, e-mails etc., formas de Comunicação eficazes
quando elaboradas corretamente pelos profissionais de Marketing.
O poder nas mãos dos consumidores hoje é realmente assustador,
qualquer que seja o produto há de se preparar para a mudança que
está atrás deste novo consumidor, mais ativo, inteligente e que
conhece profundamente os produtos do mercado, independente da
empresa que os produz.
O Marketing permissivo é utilizado para a fidelização dos
consumidores, utiliza-se de várias ferramentas para dar ao
consumidor as informações que são solicitadas, mas também há de se
compreender que o Marketing permissivo não é deixar o consumidor
abandonado, é saber atendê-lo da melhor forma possível e deixar que
ele próprio escolha se deseja ou não receber materiais de
Comunicação, seja por:
E-mail;
Cartas;
Telefone;
Folders;
Mensagens de telefone celular etc.
Com os avanços da tecnologia e a possibilidade de passar ao
consumidor Informações mais sólidas, completas e atuais, deve-se ter
em mente que tudo isto deve ser feito com o consentimento do
consumidor, para que isso seja possível é necessário que:
O consumidor deseje receber aquele tipo de Informação;
Haja autorização para envio de qualquer forma de material
promocional;
Os produtos sejam desejados pelo consumidor;
A relevância das Informações é essencial;
O consumidor é altamente propenso a adquirir produtos novos etc.
Muito mais do que ofertar produtos ao consumidor, o Marketing
permissivo é um acordo entre a empresa e o consumidor, faz com que a
fidelização do cliente torne-se mais palpável e traga mais
Informações para a empresa das necessidades e desejos do consumidor.
O consumidor que permite este tipo de ação é altamente focado em ter
as novidades mais recentes do mercado, quer ser o primeiro a
conhecer os produtos e têm interesse em aprofundar o conhecimento
sobre os mesmos, este mesmo consumidor é atraído, em grande parte,
por produtos de tecnologia de ponta, que tragam avanços e
diferenciais até ele em primeira mão.
Cabe ao profissional de Marketing estudar este nicho de mercado, que
em breve pode tornar-se um Segmento e com isso aumentar ainda mais a
compreensão dos desejos e necessidades do consumidor do novo
milênio.