Marketing Pessoal - A Guerra pelos Talentos
Por Ari Lima
12/05/2008
Cada vez mais as empresas estão buscando profissionais de talento e
pessoas que façam a diferença no mercado de trabalho. Mas quem são
estas pessoas? O que elas fazem de diferente que as tornam tão
especiais? Para responder estas perguntas, pense no exemplo a
seguir:
Imaginemos um jogo de futebol, os dois times precisando vencer para
passar à próxima fase do torneio, mas a coisa não deslancha. Começou
o segundo tempo, e continua zero a zero. Os dois times com medo de
atacar e abrir a guarda e ninguém quer se arriscar. Os comentaristas
exclamam: - Que jogo burocrático!! Mas, de repente, um dos técnicos
põe um jogador em campo – “um baixinho” chamado Romário -, que
estava se recuperando de uma contusão. E então, o jogo muda
completamente. O “baixinho” vai para cima do outro time, gerando
várias situações de perigo, e seu time fica motivado, criando novo
ânimo. O desempenho da equipe melhora, e em poucos minutos o placar
já muda pra dois a zero. É isso que podemos chamar de “talento”.
Aquele profissional que faz a diferença, que muda o jogo e que tem
características especiais que o tornam diferente dos demais.
Nas corporações, como nos times de futebol, a presença de um
“talento” na equipe consegue mudar o comportamento dos demais
membros. Este profissional especial transmite confiança aos demais.
Por exemplo, se um funcionário está atendendo um cliente importante
e o “talento” está por perto, a tendência é este funcionário
sentir-se mais seguro.
O “talento” tem qualidades diferenciadas em relação aos
profissionais em geral. Ele detém o conhecimento de áreas
essenciais, e está mais para um profissional eficaz do que para um
profissional eficiente.
Segundo Peter Drucker, o “papa” da administração moderna, em seu
livro “O Gerente Eficaz” (1981), pessoas eficientes são aquelas que
sabem fazer bem feito as coisas, e pessoas eficazes são aquelas que
fazem as coisas essenciais. Para Peter Drucker, as pessoas eficazes
são as mais importantes para as organizações.
O “talento” é justamente o profissional eficaz, ou aquele que se
especializa nos aspectos essenciais que movem uma organização. É por
isto que sua presença faz tanta diferença, pois as pessoas se
acostumam com sua competência e ficam confiantes que o “jogo vai ser
vencido”.
Procure se tornar um profissional de talento, alguém que faça
realmente a diferença nas empresas, alguém que passe confiança à
equipe, que conheça a organização e suas áreas mais criticas, e que
oriente seu trabalho sempre priorizando aquilo que é essencial e
deixando o secundário para fazer, se sobrar tempo.
Tornar-se um profissional de talento é essencial para seu marketing
pessoal, pois fará com que os “caçadores de talentos” fiquem sempre
a sua procura. Você será uma espécie de jogador com o passe
valorizado e muitas empresas vão querer tê-lo em seus times.
Ari Lima é empresário, engenheiro, consultor em marketing pessoal e
gestão de carreiras e especialista em marketing e vendas. Desenvolve
treinamento em marketing pessoal e marketing jurídico para
profissionais liberais, empresas, escritórios e estudantes
universitários. Ministra cursos, seminários e palestras realçando o
lado prático e funcional do marketing e escreve artigos diariamente
para diversos sites e revistas. Além de uma sólida formação teórica,
possui 25 anos de experiência prática em gerenciamento e treinamento
de vendedores e de gerentes de vendas, bem como atendimento a
clientes.