Marketing Pessoal no Próprio Emprego
Por Ari Lima
12/05/2008
O marketing é um conceito universal para promoção de produtos,
serviços e também da carreira profissional. Existem algumas dicas
importantes que poderão promover rapidamente a carreira de um
profissional dentro de uma empresa. O principal objetivo é tornar-se
indispensável. Vamos relacionar a seguir as principais ações que o
ajudarão a se tornar indispensável em sua organização.
Ação 1 – Assuma a tarefa que ninguém quer. Dentro de toda empresa
existe um conjunto de tarefas que normalmente as pessoas gostam de
realizar, e também aquelas tarefas que ninguém quer, aquelas que
todos fazem “corpo mole” para realizarem. É justamente estas tarefas
que destacarão o seu trabalho. Muitas vezes é algo novo na empresa
que ninguém aprendeu ainda, um novo sistema que foi recentemente
implantado, ou mesmo o atendimento de um cliente difícil.
Apresente-se para realizar estas tarefas difíceis, e você sairá na
frente na corrida para uma possível promoção no futuro.
Ação 2 – Ofereça sempre mais do que lhe é pedido. Apresente-se
sempre que possível para realizar tarefas extras. Procure superar a
expectativa de seus superiores e colegas de trabalho. Ofereça-se
para ajudar algum colega que estiver com seu trabalho em atraso,
assim, você acabará sendo notado por outros colegas e superiores de
maneira positiva.
Ação 3 – Trabalhe com mais afinco quando o superior não o está
supervisionando. A cena mais comum em milhares de escritórios é a
seguinte: o chefe está ausente e logo em seguida o comportamento das
pessoas no escritório muda completamente. O ambiente torna-se
descontraído num passe de mágica; os telefones ficam sobrecarregados
por ligações pessoais; muitos acessam a internet em sites de
diversão; e o horário de almoço torna-se uma eternidade. Resultado,
quando o chefe retorna, é claro que a produtividade caiu bastante e
ele nota isso.
Na ausência do chefe é o momento ideal para você aumentar mais ainda
seu ritmo de trabalho, trabalhar com mais dedicação e afinco. Não
faça parte do clube da turma do “corpo mole”. Certamente seu chefe
notará sua produtividade e terá uma excelente imagem profissional
sua.
Ação 4 – Obtenha créditos para sua equipe. Trabalhe em equipe.
Sempre que realizar alguma tarefa que envolver mais de uma pessoa,
procure realçar a participação de todos, mesmo que o esforço maior
tenha sido seu. O trabalho em equipe é visto com bons olhos pela
chefia. Além disso, ao dar crédito a outras pessoas pelo trabalho
realizado, você acabará tornando-se popular em seu ambiente de
trabalho e, isso, com certeza ajudará sua carreira.
Ação 5 - Torne-se um especialista em sua empresa. Descubra alguma
área relevante em sua empresa que é possível torná-lo a única pessoa
a ter um conhecimento expressivo sobre o assunto, e especialize-se
nesta área. Poderá ser um trampolim para uma promoção. Por exemplo,
se sua empresa utiliza muita as planilhas Excel, e poucas pessoas em
seu setor entendem profundamente todo potencial destas planilhas,
surge então uma oportunidade de você se destacar. Especializando-se
nestas planilhas e contribuindo para a melhoria dos relatórios ao
utilizar novos recursos que venha a desenvolver, você estará
promovendo sua imagem diante da empresa.
Ação 6 – Construa relacionamentos profissionais e de amizade dentro
da empresa, não apenas no seu setor, mas também em outros setores.
Sempre que possível, saia para almoçar com colegas de trabalho, e
procure ser aceito em outros grupos dentro da empresa. Você nunca
sabe quando alguém de outra área ou setor poderá influenciar seus
superiores com relação a sua carreira na empresa.
Ação 7 – Conheça bem a cultura de sua empresa. Entenda a hierarquia
formal e também a relação de poder informal dentro da empresa. Em
muitas organizações, existem pessoas que não detêm cargos de chefia
formalmente, mas tem grande influência na estrutura de poder da
empresa em função dos laços de amizade. Estas pessoas poderão ser
uma excelente forma de você também conquistar espaço de poder dentro
da organização.
Portanto, entenda o marketing como um processo ativo, e que exige
atitude. Se quer ter futuro em uma empresa, conseguir poder e
promoção, subir em sua hierarquia, comece desde já a realizar ações
planejadas. Todas com o objetivo de se tornar um profissional
indispensável em sua empresa. As empresas privadas, principalmente,
necessitam e valorizam bastante aqueles profissionais que conhecem
suas necessidades, sua missão empresarial, e se colocam numa posição
de ajudá-las a realizar esta missão. Além disto, estas empresas são
dirigidas por pessoas como você, passíveis de serem influenciadas
por uma boa dose de marketing pessoal.
Ari Lima é empresário, engenheiro, consultor em marketing pessoal e
gestão de carreiras e especialista em marketing e vendas. Desenvolve
treinamento em marketing pessoal e marketing jurídico para
profissionais liberais, empresas, escritórios e estudantes
universitários. Ministra cursos, seminários e palestras realçando o
lado prático e funcional do marketing e escreve artigos diariamente
para diversos sites e revistas. Além de uma sólida formação teórica,
possui 25 anos de experiência prática em gerenciamento e treinamento
de vendedores e de gerentes de vendas, bem como atendimento a
clientes.