Marketing Sensorial - Sinta a diferença
Por Wagner Campos
07/10/2008
Desde os primeiros segundos de vida passamos a utilizar alguns de
nossos sentidos para identificarmos o que nos traz segurança e
conforto. Com o passar dos anos aprendemos a utilizar os cinco
sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato) de maneira mais
apurada. Estes sentidos são, muitas vezes, responsáveis por algumas
de nossas decisões. As decisões podem estar relacionadas tanto ao
consumo quanto à necessidade de segurança por onde andar, para onde
ir e como se preparar para se dirigir a qualquer lugar, caso chova
ou faça sol e assim por diante.
O Marketing Sensorial é mais uma das maravilhosas estratégias de
marketing que analisa o comportamento do cliente e suas emoções e
visa criar um vínculo emocional entre o produto ou serviço e o
consumidor.
Esta estratégia é uma alternativa que tem conquistado cada vez mais
o espaço no ponto de venda, centralizando os esforços na
transformação da experiência de consumo em uma atividade envolvente
e marcante. Assim, fazer com que um restaurante de alimentação
natural tenha essências que exalam odor de matas, músicas com som de
cascatas, etc, com certeza será um meio de unir a harmonia de um
ambiente agradável ao sabor de alimentos naturais ou vegetarianos,
por exemplo.
O Marketing Sensorial não exige um investimento muito alto e dá
resultados práticos a curto prazo, além de personalizar a
experiência da compra, destacando o estabelecimento junto ao
consumidor.
Como utilizar melhor o marketing sensorial? Veja a seguir algumas
formas para otimizar seus resultados atentando-se aos pequenos
detalhes que fazem grandes diferenças.
Visão: Cuidado com o excesso de cores e imagens. Evite poluição
visual. O produto deve ter destaque sem que as muitas mensagens
venham a confundir o seu público-alvo. O estabelecimento deve
escolher cores que identifiquem sua ideologia.
Audição: Músicas devem ser adequadas aos ambientes. Em lugares mais
agitados a música alta pode vir a atrapalhar. Escritórios, lojas e
supermercados devem dispor de uma “rádio” interna própria,
selecionando o tipo de música que envolva o ambiente ou então manter
a sintonia em uma rádio que toque músicas que se identifiquem com o
perfil dos clientes, num volume ideal ao seu público. Não se coloca,
por exemplo, um Heavy Metal em um restaurante italiano no horário do
almoço.
Tato: O consumidor brasileiro tem o hábito de “observar” com as
mãos. Deixar os produtos ao seu alcance pode ser uma grande
oportunidade de agradáveis experiências aos consumidores e novos
negócios para a empresa.
Paladar: Este sempre foi o conquistador de todos. Há até o ditado:
“conquistou o marido pelo estômago”. Oferecer ao cliente agrados
como chocolates, balas ou outras guloseimas que agreguem além do
sabor, características visuais e olfativas, poderá tornar a
experiência de compra inesquecível bem como satisfazer o cliente
pelo fato de ter ganho um brinde.
Olfato: As essências podem ser utilizadas para personalizar o
ambiente. É necessário apenas ter cautela quanto ao exagero da
quantidade ou excesso de essências distintas em um mesmo ambiente.
Identifique em seu estabelecimento quais os artifícios estratégicos
do marketing sensorial que você pode utilizar e potencialize seus
resultados. Agregue valor aos seus produtos e serviços criando uma
experiência inesquecível aos seus clientes, e boas vendas!
Prof. Wagner Campos é Palestrante e Conferencista em Vendas,
Motivação e Liderança. Diretor da True Consultoria. Administrador de
empresas e Especialista em Marketing. Possui experiência há mais de
12 anos na área tendo atuado em empresas como Cia Cervejaria Brahma,
Unibanco, Multibrás Eletrodomésticos, Bebidas Wilson e Sebrae. É
autor do Livro "Vencendo Dia a Dia" e Coordenador e Prof. dos cursos
de Marketing, Com. Exterior, Logística Empresarial e Recursos
Humanos da Universidade Paulista – UNIP e Prof. e Coordenador do
Curso de Marketing do Grupo Anhanguera Educacional. Contato:
wagner@trueconsultoria.com.br – www.trueconsultoria.com.br – F: (19)
3702.2094 – 98128.6818.