Marketing Societal como diferencial competitivo : o caso dos
projetos sociais da empresa Vale
Rafael Cezar Souza Reis e Saulo Ribeiro dos Santos
17/01/2009
Atualmente é indiscutível a necessidade das empresas buscarem, de
alguma maneira, um desenvolvimento sustentável, ou de pelo menos
minimizar os impactos causados ao meio no desenvolvimento de seu
processo produtivo. Neste sentido é vital para uma empresa a
realização de ações que evidencie a sua parcela de contribuição para
com o meio social.
Por isso, atualmente, o marketing nas organizações vem procurando
estudar ações voltadas à satisfação de seus clientes, despertando
novos desejos nas necessidades já existentes e atendendo-os com o
maior nível de qualidade possível em todos os processos. No entanto,
isto não tem sido o suficiente, os consumidores têm exigido mais,
querem organizações comprometidas, de alguma forma, com o bem estar
social da população.
Com a acirrada concorrência no mercado, as empresas buscam
diferenciais essenciais que garantam a sua vantagem competitiva
sobre as demais. Partindo desta idéia, a administração conta com uma
ferramenta que traz benefícios a todos os envolvidos no processo,
que é o Marketing Societal, em que a empresa investe no social
provisionando um retorno para a organização.
O estudo sobre o marketing societal visa avaliar a eficiência e os
benefícios para a empresa, cliente e comunidade. Compreendendo esta
ferramenta do marketing, como um aliado das empresas, faz-se uma
análise do marketing societal junto aos projetos sociais
desenvolvidos pela empresa Vale, na sua filial da cidade de São
Luís.
Esta pesquisa, na empresa Vale, é necessária pela possibilidade de
aprofundamento do conhecimento desta teoria na prática e verificar
seus resultados, tendo em vista a possível implantação em outras
empresas.
Portanto, considera-se importante realizar esta pesquisa na Vale
para identificar as contribuições advindas desta nova tendência do
marketing, já que a investigação é uma oportunidade de comprovar o
sucesso deste modelo de Neste sentido, levanta-se a problemática que
norteia o trabalho: De que forma os projetos sociais (Vale
Alfabetizar e Voluntários Vale) da empresa Vale aplicado na cidade
de São Luís, junto à comunidade do Itaqui-Bacanga, auxiliam o
“marketing societal” a agregar valor à marca da empresa?
Resultados
A partir da análise dos dados dos projetos, que são objetos deste
estudo, constata-se o cumprimento de seus objetivos, bem como uma
real ligação entre os indicadores de marketing societal na
construção de marca da empresa, tendo em vista que o marketing
societal está presente na missão da Vale, na qual a mesma leva em
consideração os diversos públicos com os quais se relaciona, visando
o bem estar a longo prazo da sociedade no desenvolvimento de suas
atividades.
Em relação ao indicador de construção do reconhecimento da marca, os
projetos em análise já trazem em seu nome a marca da empresa, o que
facilita o reconhecimento, bem como a lembrança da marca junto à
comunidade onde atua, ressalta-se também que o nome “Vale” é de
fácil compreensão e utilitário, possuindo ainda aspecto motivador,
pois reflete algo de valor, à exemplo, o fato dos projetos atenderem
públicos de baixo nível de escolaridade, torna-se mais fácil a
assimilação do nome por parte da comunidade.
A melhora da imagem da marca é constatada através da comunidade que
é beneficiada pelos projetos e também pela sociedade, que julga
pelas boas ações efetuadas pela empresa, refletindo ainda no
relacionamento com os investidores que buscam empresas comprometidas
com as causas socioambientais.
No que se refere ao estabelecimento de credibilidade da marca, esta
é notada através da continuidade dos projetos, ou seja, há uma
assistência contínua por parte da empresa; em relação ao projeto
Vale Alfabetizar, que em 2006 tiveram 22 turmas, passando para 54 no
ano de 2007 na área Itaqui-Bacanga, comprovando assim a aceitação da
comunidade que se beneficia pela ação, trazendo desenvolvimento
social.
Em relação à evocação da sensação da marca, este evidencia-se quando
o Projeto Vale Alfabetizar proporciona para as pessoas que nunca
tiveram estudos, a oportunidade de aprender a ler e escrever,
diminuindo assim a exclusão social, agregando ainda para a marca o
auto-respeito. No Projeto Voluntários Vale isso se expande no que
diz respeito às diversas ações realizadas de maneira voluntária,
proporcionando a aprovação social ante as ações junto a comunidade.
Quanto à criação de um senso de marca comunitária, esta se constata
na relação da Vale com a comunidade do Itaqui-Bacanga, formando um
forte vínculo, onde, ambas tornam-se inter-dependentes. No Projeto
Voluntários Vale esse senso se concretiza pela participação direta
dos funcionários em ações na região Itaqui-Bacanga, os laços são
fortificados agregando valor a imagem da empresa e a manutenção de
sua credibilidade junto a comunidade.
A obtenção de compromisso da marca é notadamente percebida diante do
vinculo adquirido com as ações sociais da empresa junto à
comunidade, onde há, primeiramente, o compromisso da empresa para
com a comunidade através de projetos sociais que promovem o
desenvolvimento educacional e social, e em contrapartida tem-se o
compromisso da comunidade para com a marca, sendo esta última, um
agente que perceberá e difundirá os demais indicadores aqui
relacionados, agregando um valor imprescindível à marca da empresa.
Com isso, e partindo-se do princípio que a significância da marca
está diretamente relacionada à maneira como ela é percebida mediante
o tipo de acesso que se tem a ela, os profissionais de marketing têm
o desafio de desenvolver programas que relacionam as experiências,
crenças, desejos e opiniões de seu público-alvo, no caso, a
comunidade Itaqui-Bacanga e a imagem da marca da empresa. As
experiências vivenciadas por essa comunidade, através dos projetos,
garantem a fixação, bem como a valorização da marca junto à elas,
beneficiando com ações que têm grande relevância, à exemplo a
educação que garante um progresso significativo no âmbito social.
Portanto, através desta análise, comprova-se a eficácia destes
indicadores junto aos projetos citados, tendo em vista que estes têm
respaldo junto a cada um dos seis indicadores aqui relatados, tendo
assim estes projetos como fator de agregação de valor a marca da
empresa.
RAFAEL CEZAR SOUZA REIS
Bacharel em Administração / Faculdade Atenas Maranhense (FAMA)
E-mail: rafacsreis@hotmail.com / Celular: 98 – 88590673
SAULO RIBEIRO DOS SANTOS
Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial / Faculdade
Atenas Maranhense (FAMA)
E-mail: saulosantosma@uol.com.br / Celular: 8138-8148