Mensuração de Mercados em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
17/03/2007
Definir o tamanho de mercado que é desejado atender é essencial para
que o planejamento tenha uma base sólida e seja eficiente, da mesma
forma com que se conhece o mercado, seus consumidores e os
concorrentes que atuam naquele local.
Durante o planejamento estratégico, pode-se notar que a mensuração
do mercado consumidor naquele local é um fator determinante,
especialmente quando o produto ou serviço atende um nicho de
mercado.
Ter a consciência de ter em mãos dados que possam aproximar-se do
número exato de consumidores é fundamental, as pesquisas devem ser
profundas e não somente questionar o cliente sobre o que ele pensa
deste ou daquele produto, Marca ou empresa.
Algumas organizações perdem grandes oportunidades de mercado por
elaborarem uma Pesquisa de maneira incorreta ou não compreenderem os
resultados, por isso é tão importante que o profissional de
Marketing saiba claramente que os dados estatísticos trazem
oportunidades de mercado.
Atender aos desejos e necessidades do consumidor é um dos primeiro
pontos abordados em Marketing, realizar pesquisas pode parecer
trabalhoso, mas sem elas nada dá certo, tanto que a Estatística
comprova que em 95% dos casos de sucesso houve um grande trabalho
realizado em pesquisas, planejamento e foco.
Diante das infinitas possibilidades disponíveis em um mercado,
deve-se optar por aquela em que a empresa possua conhecimento, tenha
uma cadeia de Valor e os objetivos para aquele mercado estejam muito
bem definidos.
Com a similaridade de produtos, a enorme quantidade de escolhas
disponíveis ao consumidor e a grande concorrência enfrentada por
todas as organizações, percebe-se que sempre existem oportunidades,
que são reveladas em pesquisas e que permitem um contato muito mais
próximo entre o consumidor e a empresa.
Algumas formas usadas para conhecer o mercado revelam pontos como:
Número de consumidores da área: mesmo que haja um grande número de
pessoas no local estudado não há como dizer que todos comprarão o
produto;
Intenção de compra: ter o interesse em adquirir não é comprar,
muitas pessoas desejam carros de luxo, mas um número reduzido pode
comprar;
Comportamento: alguns produtos são caracterizados como moda, atingem
sua maturidade rapidamente e logo são descartados; para que sempre
haja interesse pelo produto são necessárias inúmeras inovações ao
longo do ciclo de vida;
Cultura: em determinadas regiões a forte influência cultural é um
ponto que deve ser estudado, compreendido e que é fundamental para
introduzir um produto, caso seja necessário, pode-se trocar o nome
do produto, a forma de distribuição etc.
O tamanho de um mercado a ser atendido pode não ser definido pelo
número de pessoas que ali residem, em alguns casos a capacidade de
produção ou atendimento em serviços que a empresa gera definem a
fatia de mercado.
Mesmo com uma empresa pequena deve-se estudar o mercado, a sorte
existente em conquistar mercados é fruto de muito trabalho,
coerência, ética e competência das equipes envolvidas.
Conhecer o tamanho da organização no mercado, sua capacidade de
produção e o número de consumidores que podem comprar o produto são
fundamentais para o profissional de Marketing, dessa forma, os
estudos são fundamentais, analisar dados e transformá-los em
informações é fruto de compreender as pesquisas e encontrar a
oportunidade de mercado ali inserida.
Sem uma Pesquisa de qualidade não há como retirar o que realmente é
relevante para atuar no mercado, muitas vezes a Pesquisa está do
outro lado do balcão e não é percebida, e o que mais atrapalha em
Marketing é buscar soluções complexas ao invés de olhar para o
simples e eficiente que gera um retorno muito maior.