Mercados, Concorrentes e estudos em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
20/08/2007
Avaliar a concorrência é um ponto comum às organizações que investem
em pesquisas para tomar decisões, o que traz benefícios e permite
compreender melhor os passos dos concorrentes.
As pesquisas trazem para dentro da organização dados que, quando bem
estudados, passam a ser informações preciosas, da mesma forma com
que os seus concorrentes estudam a sua organização diariamente, você
também o faz de diversas formas e assim tem um controle maior das
ações e reações do mercado.
Somente a pesquisa não trará as respostas necessárias para se
elaborar uma estratégia, é de suma importância que o conhecimento de
cada pessoa seja utilizado para que todas as áreas da organização
conheçam o foco e busquem informações que complementem as
estratégias individuais de cada área, sem deixar que a estratégia da
organização acabe deixada de lado.
Um fator interessante é que algumas organizações tendem a copiar o
que o concorrente faz, esquecem de que cada empresa é única, que as
pessoas têm uma cultura diferente, que o ambiente interno é outro e
comprovam que desconhecem completamente a própria organização.
Naturalmente o fato de copiar os concorrentes traz muitas
dificuldades para a organização, pois a mudança exigida neste
processo traz efeitos inesperados em todas as áreas, pois os
processos estão dispostos de forma coerente para a sua organização e
perdem completamente o sentido quando jogadas em outra empresa.
E então você acaba percebendo que todo o conhecimento da sua
organização foi deixado de lado, toda a estrutura perdida e a
motivação das pessoas acaba.
O melhor a se fazer é sempre estudar o mercado, conhecer quem são os
concorrentes, elaborar uma boa cadeia de valor com seus
fornecedores, distribuidores etc., com a intenção de buscar a
melhoria contínua diariamente, aperfeiçoando processos, melhorando
os produtos e serviços, da mesma forma com a qual dá aos seus
colaboradores um ambiente propício ao crescimento individual e
coletivo.