Mercados, Conhecimento e Oportunidades em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
23/09/2007
Cada organização escreve sua história no mercado, conquista
consumidores, cria cadeias de valor, pesquisa e traça suas
estratégias, tudo isto dentro de um planejamento bem elaborado,
estudando cada variável e se permitindo acompanhar a evolução
natural do mercado.
A conquista de consumidores é uma constante em cada organização,
fazê-lo exige dedicação, ouvir muito bem o que o consumidor deseja e
atendê-lo da melhor forma possível, sendo que o melhor atendimento
sempre será o próximo, pois a empresa deve aprender a conhecer cada
vez melhor seus clientes.
Desta maneira as pesquisas ganham um valor muito maior, conhecer o
consumidor antes do concorrente é ter em mãos informações
exclusivas, mas também deve-se saber como utilizá-las no dia a dia
de relacionamentos com clientes.
Ainda assim é necessário ter um conhecimento muito mais profundo da
própria organização, saber quem são os colaboradores, pois são eles
que permitem o desenvolvimento de novos produtos e serviços, atendem
aos consumidores nos pontos de venda e formam os laços entre o
consumidor e a empresa.
Com o passar dos tempos as organizações coletam um número,
praticamente infinito, de informações, mas saber como utilizá-las é
o grande diferencial, saber o que o cliente gosta e não poder
atendê-lo é algo que ocorre, talvez pela falta de foco na pesquisa
ou porque este cliente mudou e a empresa não acompanhou a mudança.
Em um mundo globalizado é possível que o concorrente não esteja ao
lado da sua organização, este concorrente pode estar em um país
vizinho, no mesmo continente ou do outro lado do mundo, mas que nem
sempre é percebido como concorrente, mas toma seu mercado
tranqüilamente e decreta o fim das atividades de algumas
organizações.
As pesquisas ajudam as organizações a compreenderem melhor em que
mercado estão, quem são os maiores concorrentes, quais são os
diferenciais que podem ser utilizados, quem é seu cliente, como
criar uma cadeia de valor, que comunicação será melhor aproveitada
etc., mas se a organização não souber quem é, onde está, aonde quer
chegar e como fará para alcançar os objetivos, de nada adianta
conhecer muito bem o mercado.