Os mercados e a comunicação em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
30/09/2007
Um dos desafios das organizações é elaborar uma comunicação clara e
objetiva, entender qual linguagem é mais adequada para transmitir
informações e fazer-se entender pelos consumidores.
Em muitos casos a forma mais simples de comunicação pode ser mais
eficaz, onde o consumidor deve estar disposto a receber somente o
que deseja.
Muitas organizações esquecem que a melhor comunicação com seus
clientes é iniciada dentro da própria empresa, com seus
colaboradores, e que todas as áreas devem estar focadas em objetivos
bem definidos, não há mais como deixar que cada área trabalhe
separadamente ou que não compartilhem as informações com as demais.
Mas a comunicação também acompanha a evolução tecnológica, o que
trouxe novos desafios para muitas organizações, em especial àquelas
que não se prepararam para lidar com um consumidor muito bem
informado ou que esqueceram de olhar as mudanças do mercado.
Também não há como trocar um meio de comunicação por outro, sempre
existe a necessidade do consumidor estar presente para ver, ler ou
ouvir a mensagem da organização, e então a pesquisa toma grande
responsabilidade em qualquer cenário, e a concorrência também
realiza pesquisas.
A comunicação também interfere diretamente no relacionamento com o
consumidor, desde o ambiente no ponto de vendas até a forma como um
vendedor o atende e auxilia a tomar decisões sobre um produto ou
serviço.
Outro ponto é que entender o consumidor é ouvir o que ele tem a
dizer, apontar opções que se encaixem no seu perfil e deixar que
ele, consumidor, tome a decisão, então o vendedor cumpre seu papel
de vendedor-consultor.
Mas sem uma boa comunicação entre o vendedor e o cliente não há como
exercer um bom relacionamento, o que é reflexo do ambiente interno
da organização e que faz parte do dia a dia de todos os
colaboradores.
Enquanto muitas organizações partem para uma comunicação que utiliza
a internet como principal base, há aquelas que ainda conseguem
utilizar muito bem os meios tradicionais, planejando sua entrada na
internet e estudando constantemente o que seu consumidor deseja em
termos de comunicação.
Uma das formas de se relacionar com os consumidores é usar o
Marketing permissivo, onde o cliente busca a informação e diz à
organização que deseja ser informado, desta forma a ação do
consumidor é mais ativa, e também pode ser desfeita quando o cliente
desejar.
O Marketing permissivo evita abusos de organizações, é o cliente
quem decide o que e quando receber uma mensagem da empresa, a
comunicação entre ambos se torna melhor, pois a organização estuda
as melhores formas de passar uma mensagem para seus clientes e o
cliente não é abordado sem o seu desejo.
As possibilidades do uso da comunicação sempre estão associadas à
criatividade das empresas, quanto melhor é a relação da empresa com
o conhecimento, maiores são as chances de fazer uma comunicação
eficaz e eficiente.
Em um mercado onde o consumidor recebe milhares de estímulos
diariamente é natural que as organizações estudem todas as variáveis
que possam interferir em sua comunicação com os clientes, mas sem
esquecer que a comunicação é uma via de duas mãos.