Mercados, pesquisas e conhecimento em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
16/10/2007

Descobrir novas oportunidades em um mercado é resultado de muita pesquisa com seus consumidores, mas nem todas as organizações poderão enxergar estas oportunidades, e então a decisão de colocar em prática a ação para transformar uma simples oportunidade em um produto ou serviços é tomada como uma saída viável ou então a única para a empresa.
Um dos primeiros passos para se encontrar uma oportunidade é ouvir o consumidor, muitas vezes o que ele tem a dizer pode ser a diferença entre o crescimento ou declínio no ciclo de vida de um produto.
Mas antes de começar a elaborar o planejamento que dará vida ao produto ou serviço, é bem provável que muitos estudos sejam realizados, a viabilidade não depende somente do desejo de um consumidor, mas também deve ser levada em consideração a situação do mercado, o que um número maior de consumidores pensa sobre o produto ou serviço e se este consumidor está preparado para utilizá-lo.
E então pode-se perceber que uma simples idéia pode ser analisada por inúmeros ângulos, e desta maneira se inicia a análise de toda a cadeia produtiva necessária, da mão-de-obra que irá ser usada, que investimentos serão necessários na própria linha de produção, que matéria-prima selecionar, como será o transporte e até mesmo qual será o mercado utilizado para testes.
Mas ainda assim é possível aprofundar mais os estudos, a economia é outro ponto que influencia diretamente, e que permite realizar estudos mais precisos, desde os custos iniciais para novas instalações, treinamento, matéria-prima e impostos, até mesmo a geração de novos empregos naquele mercado.
Mais adiante há o fator ecológico envolvido, que processos podem ser melhorados ou desenvolvidos para que o ambiente seja protegido, que benefícios são trazidos ao utilizar matéria-prima renovável, auxiliando a população a entender que podem ser incluídos estudos que evitem acidentes e como a poluição será reduzida.
No mesmo compasso existe a necessidade de planejar que ações serão tomadas em caso de problemas, principalmente porque todas as variáveis devem ser exploradas, desde o êxito até mesmo solucionar problemas de defeitos ou acidentes no meio ambiente.
Ao continuar a estudar melhor toda a estrutura que deve ser desenvolvida chega-se a distribuição, onde a estrutura geográfica permite levar os produtos mais facilmente ao ponto de vendas, após possibilitar o transporte da matéria-prima até a linha de produção.
E, para as empresas que já pensam um pouco mais adiante, pode-se construir todo o processo de logística reversa, bem como implantar o cross-docking e então agilizar a distribuição.
Na verdade toda a estrutura criada por uma organização deve envolver variáveis que se iniciam em seu interior, na própria organização, partindo para o contato com seus fornecedores e clientes, mas também trazer as responsabilidades mínimas com o ambiente.
Outro ponto que pode ser fundamental para a vida de uma organização é exatamente a percepção do consumidor sobre os valores que ela passa, a maneira como lida com clientes e com tudo o que está ao redor da empresa, e apenas algumas já possuem um conhecimento sobre as variáveis de permitirão a continuidade da organização no mercado.