Mídias Sociais nem sempre são a melhor opção
Por Mayko Franceschi
13/06/2010

O artigo de hoje é polêmico. Será que as mídias sociais são tudo isso mesmo que dizem?

Ninguém questiona a importância de redes como o Twitter, o Facebook e o Youtube na web. Todavia, será que as mídias são tão importantes assim para certas empresas?

A procura por estratégias digitais ainda é pequena em nosso país, mas tem aumentando consideravelmente. Todavia, tenho visto casos pelo menos no meu ponto de vista “estranhos”.

Existe uma empresa aqui (Campo Grande MS) que “ama” as mídias sociais. Ao entrar nos sites de seus clientes, é batata: você vê uma lista imensa de redes sociais com perfis que eles criaram para ela. São sempre as mesmas (até a ordem das redes nos sites é respeitada). Pode-se chamar isso de estratégia? Vamos pensar num caso em particular como exemplo?

Imagine uma empresa de material esportivo. Provavelmente, iriam criar perfis na imensidão de redes sociais existentes. E esquecer-se-iam das mais importantes redes que eles poderiam trabalhar a marca, como a Kigol (http://www.kigol.com.br/), a Sports Fan Live (http://www.sportsfanlive.com/) e a FutFan (http://www.futfan.com.br/).

Outro exemplo seria o de um hotel. O que um hotel poderia ganhar com as mídias sociais?

Se for uma grande rede de hotéis, ter um perfil no Twitter para agilizar reservas e responder questões de interessados seria legal. Mas para a grande maioria dos hotéis, só consigo enxergar vantagens em utilizar o Youtube, o Flickr e principalmente (num futuro próximo) o Foursquare (aposto demais no crescimento dessa rede).

Portanto, o que uma empresa ou consultor sério fará é um planejamento detalhado para que sua empresa tenha o sucesso esperado com marketing digital, seja com as mídias incluídas na estratégia ou não.

Nem todos devem estar no Twitter ou qualquer outra rede como essa. Eu mesmo tenho clientes nos quais não vejo vantagem alguma em investir em mídias sociais.
Vamos pensar em micro empresas. Todos nós sabemos que os recursos dessas empresas são limitados. Tudo que os empresários investem eles querem de retorno. Vamos então imaginar a seguinte cena: Você foi até a empresa, vendeu uma consultoria em mídias sociais e o cliente aceitou. Muito bom!

Agora chegamos ao fim do primeiro mês. Ele quer saber o quanto de retorno (R$ lógico) que ele teve com o investimento. Isso mesmo, no fim do primeiro mês.

Aí você consegue mostrar para ele o quanto aumentou o interesse pela marca dele apenas nesse tempo. Você está “radiante” com o resultado. Aí vem o golpe: ele vira e fala “Ok, mas não vendi quase nada a mais esse mês. Acho que isso na funciona não!”

É gente, a realidade é assim. Tem um monte de blogueiros que escrevem e bem sobre mídias sociais. Só que na prática, o mundo não é tão belo assim.

Se ele tem um e-commerce ou site, você até consegue mostrar para ele através do analytics o quanto uma dessas redes vendeu a mais ou gerou contatos. Mas vamos a realidade: um aumento considerável de vendas e contatos por redes sociais em apenas um mês vai ser difícil.

Portanto, se você estiver trabalhando com uma empresa que tenha recursos limitados, saiba agir de forma inteligente: comece pelo marketing de busca.

O marketing de busca ainda é o que mais gera ROI para uma empresa. As pessoas compram através dos buscadores. Nada mostra mais “zeros” na aba e-commerce do Google Analytics do que os mecanismos de busca. É um massacre.

Se o seu cliente tem pouco dinheiro, analise bem o que vai deixar ele “feliz” rapidamente. Ganhando a confiança dele de início, você terá muita mais “moral” para convencê-lo a investir em novas estratégias (como as mídias).

Pois é, é assim que funciona o mundo real. As maiorias dos empresários querem resultados (leia-se bolso cheio) rapidamente.

Meu conselho é que o planejamento seja feito com muito cuidado e frieza. Não entre no modismo. Não estou aqui criticando ações em mídias sociais, pelo contrário. Tenho clientes que investem, os cases de sucesso são vários e sempre as coloco como estratégia para clientes. Mas lembre-se: muitos empresários não tem paciência, dinheiro e tempo para esperar. Seja inteligente ao mostrar serviço.

Às vezes um bom planejamento de marketing de busca e conteúdo (SEO, links patrocinados, backlinks, blog…) é mais do que suficiente para alavancar uma empresa (tenho clientes que começaram investindo apenas em links patrocinados e estão muito satisfeitos com os resultados).

Outras realmente não cabem nas mídias sociais. Entenda as mídias como mais uma ferramenta de marketing digital, não uma obrigação.

Essa é a minha opinião, a opinião de quem vive na prática o dia-a-dia das empresas e a cobrança dos donos delas. E é apenas um conselho para quem pretende trabalhar na área.

Vale à pena levar em consideração esse conselho? Eu penso que sim. Ainda mais que no nosso país a maioria esmagadora são micro ou pequenas empresas. E lembre-se que agora existem os MEI (micro empreendedor individual). É um setor muito grande para ser desconsiderado.

Mayko Franceschi é Engenheiro de Computação e trabalha na área há 8 anos. É diretor da unidade Campo Grande MS da Magoweb – Marketing Digital e Soluções para Internet, a maior empresa do país especializada na área, com 24 unidades em 13 estados do Brasil e 1 unidade nos EUA. Estudioso da área da computação, é membro do conselho dos jovens empresários do Mato Grosso do SUL (CJE-MS), que trabalha para fortalecer o empreendedorismo no estado. www.magoweb.com/cg