Motivação e Opinião?
Wagner Campos
20/09/2008
Opiniões divergentes sempre existirão. Por isso dizemos uma opinião,
ou seja, a forma de um indivíduo expressar o que pensa e sente, não
devendo ser julgado como errado e sim como alguém que apresenta um
ponto de vista diferente dos demais, mesmo que ele seja a minoria ou
até mesmo o único. Afinal, é a opinião dele.
Tenho observado e também recebido alguns artigos que mostram até uma
certa “perseguição” em relação a assuntos que abordem temas
motivacionais.
Um amigo comentou que “ninguém motiva ninguém”. Respondi que
compreendo a opinião dele, mas discordo parcialmente. Seja para se
automotivar ou ser motivado a algo, o indivíduo precisa estar
predisposto a realizar, mudar, a fazer diferença. Se alguém não
demonstrar o mínimo interesse em melhorar e rever seus conceitos,
nada fará com que se motive em relação a alguma coisa ou passe a ter
mais iniciativa e pró-atividade e seja automotivado.
Há pessoas que dizem ainda: “esse papo de motivação é coisa da moda,
só oba-oba”. Caso seja apenas uma “moda” é porque a população,
principalmente a economicamente ativa está em busca de algo que lhe
ofereça uma outra forma de superar seu cansaço intelectual, o
desgaste físico e emocional e até mesmo, que faça com que saiba
buscar novas formas de encarar seu trabalho, casa e filosofia de
vida. Nascemos curiosos e buscamos conhecer tudo através dos cinco
sentidos. Conforme crescemos, além de sermos automotivados a
continuar nossas descobertas, somos motivados por nossos pais a não
desistir, a acreditar, a lutar, etc. Podemos perceber então que a
automotivação e motivação freqüentemente caminham juntas.
A automotivação é uma ferramenta interna de cada um, que colabora
para que a pessoa se sinta predisposta a buscar o que acredita e
deseja. Porém para ir de encontro a isso, são necessárias duas
coisas simples: acreditar em algo e saber o que fazer para conseguir
o que tanto almeja.
Obviamente encontramos alguns colegas mais radicais que afirmam: “há
palestrante aí, dando showzinho, pulando, gritando e dançando, só
para agitar o povo e dizer que é uma palestra motivacional. Depois
que a palestra acaba não acontece nada”. Mais uma vez eu concordo,
mas vale lembrar que há os bons profissionais e aqueles que se
julgam assim.
Muitos confundem palestra motivacional com um show de humor, outros
se aproveitam do tema para chamar a atenção e vender seus serviços.
Mas há aqueles que estudam, desenvolvem materiais com qualidade,
dinâmicas produtivas, buscam compreender o comportamento do ser
humano e o que os motiva, além de se inteirar de fatos corriqueiros
das empresas em que os participantes trabalham e se informar sobre
as cidades, culturas ou regiões em que se encontram, para não apenas
motivá-los a fazer, buscar ou conquistar algo, mas principalmente,
conseguir dar-lhes a oportunidade de entender que tudo é uma questão
de escolha. Que cada um pode escolher ser automotivado, sabendo o
que deseja, como e quando, para assim obter maiores possibilidades
de realização e desenvolvimento profissional ou ser sempre
despertado para algo. Alguma coisa que possa ser interessante hoje,
amanhã, depois de amanhã, quem sabe... e por aí vai.
Discorrer sobre estes assuntos é bem complexo. Os valores pessoais
de cada indivíduo são bem distintos. Cada um tem sua opinião e todas
as opiniões devem ser respeitadas, afinal, como já mencionado, essa
é a única forma de podermos expressar o que sentimos sem estarmos
necessariamente errados.
Mas há um lado bom nisso tudo. É uma excelente oportunidade de
mudarmos nossas opiniões ou a de outras pessoas, com uma boa e
saudável argumentação. Seja sobre este tema ou qualquer outro.
Bom, esta é apenas a minha opinião!
Prof. Wagner Campos é Palestrante e Conferencista em Vendas,
Motivação e Liderança. Diretor da True Consultoria. Administrador de
empresas e Especialista em Marketing. Possui experiência há mais de
12 anos na área tendo atuado em empresas como Cia Cervejaria Brahma,
Unibanco, Multibrás Eletrodomésticos, Bebidas Wilson e Sebrae. É
autor do Livro "Vencendo Dia a Dia" e Coordenador e Prof. dos cursos
de Marketing, Com. Exterior, Logística Empresarial e Recursos
Humanos da Universidade Paulista – UNIP e Prof. e Coordenador do
Curso de Marketing do Grupo Anhanguera Educacional. Contato:
wagner@trueconsultoria.com.br – www.trueconsultoria.com.br – F: (19)
3702.2094 – 98128.6818.