Motivação na Educação - O Profeshow
Por Fabiano Brum
12/12/2008
Uma das habilidades mais importantes exigidas na profissão de
professor é a sua comunicação e sua capacidade de interação com seu
público (alunos).
Comunicação é o ato ou efeito de emitir, transmitir e receber
mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionados, quer
através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais,
signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado,
sonoro e/ou visual. É a capacidade de trocar ou discutir idéias, de
dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre pessoas.
Comunicar é tornar comum à todos, participar, contagiar, etc; talvez
esteja aí o grande desafio do profissional da educação: Não só
comunicar mas entrar em sintonia e sinergia com sua platéia (sala de
aula).
Para que exista aprendizado, é preciso existir entendimento do
conteúdo, que por sua vez exige a atenção do aluno para aquilo que
está sendo aplicado. Porém, percebemos que atrair e manter a atenção
de um aluno num determinado assunto é cada vez mais desafiador para
o professor, pois existem inúmeras outras pessoas e coisas
competindo por esta mesma atenção.
O professor de educação infantil, por exemplo, tem uma série de
desafios a serem compreendidos para conseguir atenção da garotada.
Entre eles:
Lidar com os apelos da mídia (programas de TV, bens de consumo).
Novos meios de comunicação (internet, jogos eletrônicos, entre
outros).
Estabelecer sintonia (entrar no mundo da criança).
Lidar com os ídolos infantis (Xuxa, Naruto, Rebeldes, etc).
Tais desafios deverão ser compreendidos e não necessariamente
derrubados, pois não são exatamente um problema, mas sim uma
oportunidade. A oportunidade está justamente em aliar aquilo que é
gostoso, prazeroso e importante para as crianças e utilizar isto
como uma ponte para entrar em seu mundo e conseguir comunicação e
sintonia.
O professor de educação infantil que faz das coisas que as crianças
gostam um problema para si mesmo, está cada vez mais se afastando de
seus alunos e daquilo que faz sentido para eles.
Por que não usar estes nossos concorrentes como ferramentas para
nossas aulas ao invés de tentar fazer com que a criança rejeite-os
preferindo se concentrar em aulas muitas vezes sem criatividade e
enfadonhas?
O conteúdo aplicado em sala de aula só será realmente entendido e
sedimentado se fizer sentido com a realidade do dia-a-dia da
criança.
Então, chegamos a conclusão que “o aprender” deve ser prazeroso e
ter conexão com o mundo que nos cerca.
É necessário continuamente ensinar através de atividades lúdicas,
coisas práticas e exemplos reais. Como o caso da professora primária
que dá aulas sobre pesos e medidas, fazendo bonecos de bolacha com
suas crianças na cozinha da escola. É uma aula eficiente, prática e
literalmente gostosa, pois ao final, além de entender o conteúdo as
crianças podem se deliciar comendo os bonequinhos de bolacha, fruto
do seu próprio trabalho.
São tantos os exemplos reais de professores que dão um verdadeiro
show de comunicação em sala de aula, que utilizam músicas, teatro,
poesia, dinâmicas, discussões, vivências, que não podemos aceitar
uma simples desculpa esfarrapada do tipo “não tenho tempo”.
Nosso objetivo é nos comunicar com nossos alunos. A comunicação deve
acontecer seja por gestos, pela fala, música, ou pela dança.
Isto não quer dizer que o professor deva ser um palhaço ou um
artista de circo, mas é inegável que quanto mais ferramentas
agregarmos a nosso favor, melhor será o resultado do nosso trabalho.
Neste ponto, jamais devemos confundir uma aula criativa com uma aula
engraçada. Muitas pessoas tem usado erroneamente de artifícios como
piadas, dinâmicas e outras técnicas de forma descabida e sem
objetivos pedagógicos, esquecendo-se que qualquer novidade que venha
aparecer na aula deva ter alguma relação com o conteúdo planejado.
Como dizia o Velho Guerreiro, “quem não comunica se trumbica”, e a
comunicação tem sido fator preponderante para o sucesso
profissional, não só dos professores, mas em todas as áreas do
mercado de trabalho.
Não é mero acaso a ação de diversas empresas que contratam
assessorias de imprensa, investem em cursos de oratória para
funcionários, oficinas de redação, consultorias de etiqueta social,
etc. Todas estas ações refletem em uma direção: A importância da boa
comunicação com o seu público.
Outro aspecto importantíssimo para a boa comunicação é a expressão
corporal, pois muitas vezes estamos dizendo uma coisa verbalmente e
a nossa postura está demonstrando outra completamente diferente.
O crítico e poeta americano Ralph Valdo Emerson (1803-1882) disse:
“O que você é ecoa em meus ouvidos com tanta força que não consigo
ouvir o que você está dizendo”.
Neste sentido muitos professores tem investido inclusive em técnicas
teatrais para uma comunicação eficaz e dar um show de desempenho em
suas aulas.
A grande dica para uma comunicação de qualidade, é a preocupação com
os pequenos detalhes: tonalidade da voz, expressão corporal,
linguagem adequada, etc.
Busque seu aperfeiçoamento, como diz a música: “Quem sabe faz a hora
e não espera acontecer...”
Fabiano Brum: Palestrante nas áreas de Marketing, Motivação,
Atendimento e Vendas, vem destacando-se em palestras, cursos e
seminários pela maneira inteligente e criativa com que alia seu
conhecimento musical aos temas de seus treinamentos.
E-mail: contato@fabianobrum.com.br - Site: www.fabianobrum.com.br