Mudanças e Integração em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
07/08/2007
Lidar com as inúmeras escolhas do dia a dia dentro de uma
organização faz com que você tenha que priorizar algumas delas, sem
que as demais decisões deixem de ser importantes, mas tomar
conhecimento da urgência correspondente a cada momento.
Com as facilidades que a internet trouxe, principalmente quanto a
comunicação interna das organizações, permite compreender o quanto
pode ser feito quando há um bom planejamento e organização.
Todos os assuntos dentro de uma empresa são importantes, mas a
necessidade real de uma informação, ou se preferir, sua urgência, é
realmente o que pode determinar o desenvolvimento dos colaboradores
e da própria organização.
Diariamente todas as pessoas têm escolhas a fazer, você mesmo
precisa definir inúmeros pontos, como se fosse um passo a passo,
ligando-os e trocando informações com os demais, pois a tarefa que
você executa interfere diretamente no trabalho dos demais, assim
como o trabalho deles contribui diretamente para o êxito do seu.
Mesmo assim muitas escolhas são realizadas de forma errada, apenas
uma área é convocada em uma reunião, ou então as pessoas enviadas
para esta reunião não estão preparadas para auxiliar a tomar
decisões em conjunto.
Também pode-se notar que os trabalhos realizados em times permitem
alcançar o êxito com maior facilidade, uma vez que toda a
organização está preparada para funcionar em um ciclo e sabe que
todas as decisões devem ter como foco o conjunto.
Algumas organizações já conseguem enxergar as oportunidades criadas
ao eliminar as paredes invisíveis dentro da organização, o que
mostra que as guerras entre os diferentes departamentos é uma visão
distorcida da realidade e traz muito mais perdas para todos.
Com o passar dos anos as organizações tendem a mudar os modelos de
gestão, principalmente porque as pessoas estão cada vez mais
informadas, possuem um grau de instrução mais elevado e transformam
a forma de administrar a organização.
Assim como as pessoas sempre estão desenvolvendo novas habilidades e
melhorando o que possuem de mais forte, é natural que as
organizações saibam trabalhar integradas quando têm em sua cultura o
hábito de encontrar soluções úteis conjuntamente.
A integração é parte de um processo muito profundo e que gera muitos
resultados positivos para a organização, principalmente para seus
colaboradores, quando estes sentem-se realmente integrados e
compartilham muitas informações, o que faz refletir sobre as
melhores maneiras de se estabelecer um planejamento que integre
todas as áreas de uma empresa.