Não Discuta. Negocie!
Wagner Campos
21/08/2008
Recentemente liguei a uma companhia telefônica para cancelar os
serviços de banda larga. Decidi tomar tal medida depois de ter
ligado para tentar uma condição mais justa, devido ao fato de o
valor do serviço fornecido ser o dobro do praticado no mercado e a
velocidade disponibilizada, três vezes mais lenta que a dos
concorrentes. Aguardei pacientemente as várias quedas de ligações,
esperei uma infinidade de tempo e repeti redundantemente meus dados
(número de telefone, CPF, endereço, tipo sanguíneo, nome do animal
de estimação, resultado do jogo e aí por diante).
Apesar de tudo, no final de horas de conversa e lutas contra a má
vontade e desinteresse da empresa, recebo a confirmação de que não
poderia ser feita muita coisa para melhorar, no entanto, me dariam
um desconto por apenas seis meses para eu pensar. O desconto é
interessante, mas por prazo determinado e mantendo as
características anteriores, ou seja, eu continuaria depois a pagar
mais, por menos.
Após refletir com meus botões, liguei para realizar então o
cancelamento daquele serviço. E volta a demora que já conhecemos.
Fui direcionado finalmente à responsável pelo cancelamento e
“retenção” de clientes. Respondi tudo novamente e confirmei meu
interesse em desistir do serviço. Nesse momento, os profissionais
tentam de alguma forma nos convencer a ficar com os serviços. Aí foi
minha surpresa.
A responsável pelo atendimento fazia comentários como “O Sr. quer
realizar o cancelamento mesmo com o desconto que foi fornecido
anteriormente? Mas ainda tem cinco meses para usar!”. Explicava que
não adiantam cinco meses se em três anos a empresa sugou os recursos
explicitamente e mesmo quando tentei manter o relacionamento, não
obtive uma sugestão digna, competitiva ou definitiva. Obtive uma
proposta “provisória”, sendo que após o prazo teria que ligar
novamente e por aí vai. Tempo é dinheiro!
Em determinado momento, percebi que a responsável pelo atendimento
parecia levar o assunto para o lado pessoal. Não aceitava minha
decisão e acabava sendo agressiva e prepotente em suas
argumentações, tentando sair “vitoriosa”, me vencendo pelo cansaço,
através de uma possível desistência e não por uma vitória digna, por
ter me convencido que o serviço, atendimento e investimento eram
melhores.
Detalhes à parte, depois de literalmente perder grande parte da
manhã tentando o cancelamento, sou informado que tenho que enviar
uma carta, com cópia do contrato social da empresa, etc, etc, etc. É
incrível como é tão fácil adquirirmos serviços de algumas empresas,
sem ter que assinar ou comprovar algo, apenas com o “número do
protocolo”, porém, para cancelá-los é quase impossível.
Não sei até quando algumas empresas terão esta postura de informar
que não existe nenhuma condição diferenciada, quando o cliente liga
(principalmente antigo) solicitando uma proposta mais interessante
para manter os serviços. No entanto, quando definitivamente fica
insatisfeito com tanta falta de atenção, consideração e respeito e
deseja cancelar os serviços, oferecem condições inimagináveis. Já
passei por várias situações como essa e sinceramente, preferi optar
por outra empresa, pois o serviço pode ter um custo, mas o respeito
pela dignidade do cliente não há o que pague.
Já no caso da companhia acima mencionada, se a mocinha tivesse mais
equilíbrio emocional, jogo de cintura e interesse em me reconquistar
e manter o relacionamento, em vez de tentar travar uma batalha
agressiva e sem agregar valor, talvez eu tivesse mudado de idéia
simplesmente pela comodidade.
Agora, estou satisfeito com a nova opção que fiz. No entanto, tudo
pode mudar futuramente. Se isso acontecer, quem sabe a atendente e
responsável pela “retenção” de clientes esteja mais interessada em
desenvolver um bom trabalho e com profissionalismo, evitando
discussões e apenas praticando três coisas simples: ouvindo,
entendendo e negociando.
Prof. Wagner Campos é Palestrante e Conferencista em Vendas,
Motivação e Liderança. Diretor da True Consultoria. Administrador de
empresas e Especialista em Marketing. Possui experiência há mais de
12 anos na área tendo atuado em empresas como Cia Cervejaria Brahma,
Unibanco, Multibrás Eletrodomésticos, Bebidas Wilson e Sebrae. É
autor do Livro "Vencendo Dia a Dia" e Coordenador e Prof. dos cursos
de Marketing, Com. Exterior, Logística Empresarial e Recursos
Humanos da Universidade Paulista – UNIP e Prof. e Coordenador do
Curso de Marketing do Grupo Anhanguera Educacional. Contato:
wagner@trueconsultoria.com.br – www.trueconsultoria.com.br – F: (19)
3702.2094 – 98128.6818.