Não tenha dúvidas: Método 5W2H
Por Raúl Candeloro
15/12/2008
Você conhece a ferramenta 5W2H?
Se você algum dia já brincou de telefone sem fio, sabe que quanto
mais longo o caminho entre a primeira fala e o último ouvido, pior
é. A mensagem muda e, muitas vezes, chega completamente deformada ao
seu destino. Vejo diretores conversando com os gerentes, gerentes
conversando com supervisores e supervisores conversando com
vendedores. E o que foi decidido pela diretoria acaba chegando
completamente diferente ao pessoal da linha de frente.
Vamos dar um exemplo. Imagine que um diretor transmitindo uma
mensagem para seus gerentes, essa mensagem é entendida, em média,
90%. Quando esses gerentes repassam a mensagem a um supervisor ela
novamente é 90% entendida. Quando esse supervisor repassa a mensagem
para seus vendedores, mais uma vez ela é 90% entendida. O resultado
final é que, entre o diretor e o vendedor, a mensagem já perdeu
muito do seu significado (90% x 90% x 90% = 72.9%). E quanto mais
gente envolvida, pior fica.
A comunicação na empresa não pode ter falhas. Principalmente quando
estamos constantemente falando de foco no cliente, de diferenciação,
de atributos, de valor agregado. Não se deveriam cometer erros por
que alguém entendeu e repassou uma mensagem errada. Isso é
inaceitável e não pode acontecer na sua equipe. A partir de hoje,
você tem de prestar atenção e evitar que isso aconteça.
Felizmente, você não precisa passar todo o seu tempo atrás das
pessoas, verificando se elas realmente estão com a mensagem correta.
Para isso, você irá utilizar o método 5W2H todas as vezes que uma
mensagem importante e estratégica tiver de ser passada.
O método 5W2H é um tipo de checklist utilizado para garantir que a
operação seja conduzida sem nenhuma dúvida por parte das chefias e
subordinados. Os 5W correspondem às seguintes palavras do inglês:
What (o que); Who (quem); Where (onde); When (quando) e Why (por
que). Os 2H são: How (como) e How Much (quanto custa). Ao definir
uma ação que deve ser tomada, você ira desenvolver uma simples
tabela colocando nas colunas os 5W2H. Defina:
What – O que será feito (etapas)
Why – Por que será feito (justificativa)
Where – Onde será feito (local)
When – Quando será feito (tempo)
Who – Por quem será feito (responsabilidade)
How – Como será feito (método)
How much – Quanto custará fazer (custo)
Veja que esse método cobre de uma maneira ampla como tudo ocorrerá
com a ação, eliminando todas as dúvidas que possam surgir.
Experimente!
Raúl Candeloro (raul@vendamais.com.br) é palestrante e editor das
revistas VendaMais®, Motivação® e Liderança®, além de autor dos
livros Venda Mais, Correndo Pro Abraço e Criatividade em Vendas.
Formado em Administração de Empresas e mestre em empreendedorismo
pelo Babson College, é responsável pelo portal www.vendamais.com.br.