O Bom atendimento para vender mais e melhor?
Por: Soeli de Oliveira
23/03/2009
O atendimento ao cliente é o calcanhar de Aquiles de muitas
empresas.
Enquanto a empresa for de pequeno porte e principalmente quando esta
iniciando, muito cuidado para não cair na tentação de escolher
colaboradores por sua baixa pretensão salarial. A melhor ferramenta
para aumentar as suas vendas são vendedores bem preparados. A venda
começa bem antes da venda, na seleção das pessoas que irão trabalhar
com você. O fator isolado mais importante para o sucesso dos
negócios é a seleção das pessoas. Colocar as pessoas certas nos
lugares certos. Como a pequena empresa tem poucos colaboradores à
dependência do bom desempenho de cada um para o resultado é
fundamental. Exemplificando, se você tem cem colaboradores,
teoricamente para alcançar cem por cento do resultado precisa que
cada um colabore com 1%, já se tiver apenas dois funcionários seu
sucesso dependerá em 50% de cada um.
Segundo a Lei de Pareto, conhecida também como a Lei 80/20, oitenta
por cento das vendas no mundo dos negócios são realizadas por vinte
por cento dos vendedores e o restante dos 20% das vendas são fruto
do trabalho de 80% por cento dos vendedores. Pesquisas realizadas no
varejo americano revelam que vendedores bem preparados e que gostem
do que fazem vendem até sete vezes mais do que o vendedor comum, o
que confirma a sabedoria popular de que "o barato sai caro".
A sua equipe é ou esta vendedora?
O porquê desta pergunta é muito simples. O coração da empresa são as
vendas. Nada acontece na empresa enquanto não tiver um pedido de
cliente. A venda é a engrenagem que move todas as demais. Ela é o
ponto de partida que põe toda a empresa em movimento. A função de
atendimento tem sido a porta de entrada no mercado de trabalho para
muitos jovens. Os mesmos compensam a falta de experiência, com um
dos principais ingredientes das relações humanas que é o otimismo
diante da vida que se expressa pela simpatia e pelo sorriso.
Num mundo globalizado em que as mercadorias e preços são cada vez
mais semelhantes o bom atendimento faz toda a diferença. Por isso a
função de atendente deixou a muito tempo de ser o ritual de
iniciação na vida corporativa requerendo cada vez mais
profissionalização.
Você, dono de um negócio próprio, está preparado para selecionar
colaboradores para área chave do atendimento? Empresa que não retém
clientes tem vida curta, o sucesso de qualquer negócio depende da
habilidade de atrair, conquistar e manter clientes. Se não sabe
selecionar as pessoas certas, busque ajuda com quem sabe, pois sem
isso o seu sonho de sucesso nos negócios poderá virar um pesadelo.
E, você candidato a uma vaga na área de atendimento, esta preparado
para trabalhar nesta nobre função? Hoje não basta conhecer os
produtos e serviços. Primeiro você precisa vender a credibilidade
sua e a de sua empresa. Em seguida mais do que as características
dos produtos você precisa vender sonhos. Precisa focar as
necessidades dos seus clientes. É preciso dar permanente resposta a
pergunta que não quer calar dentro de cada cliente: "O que eu ganho
com isso?".
Venda os benefícios e não as características dos seus produtos e
serviços. Seja doutor em seus produtos, saiba principalmente o que
ele faz por seus clientes.
O contato de atendimento deve ser cada vez mais personalizado. Antes
de vender é preciso "entender para atender", o que se faz
perguntando e sabendo ouvir. Muitas vendas e clientes são perdidas
porque os vendedores não sabem ouvir, ignoram a lógica da anatomia
humana de que temos dois ouvidos e apenas uma boca, o que sugere que
devemos ouvir duas vezes mais do que falamos.
A excelência do atendimento não tem nada a ver com vendedores que
grudam nos clientes, tirando-lhes a liberdade. A comunicação
torna-se mais eficiente e eficaz quando utilizamos os cinco sentidos
(visão, audição, tato, olfato e gustação). É preciso levar os
clientes a querer explorar os produtos e suas funcionalidades. Nada
convence tão rápido o cliente das vantagens e benefícios de uma
proposta como a sua experimentação.
Vivemos a era dos clientes informados e exigentes, que buscam mais
do que satisfazer suas necessidades e desejos, querem experiências,
emoções, anseiam pelo reconhecimento de sua importância, querem ser
tratados como únicos. E merecem, porque embora nem sempre tendo
razão, são a razão de ser de qualquer negócio.
Soeli de Oliveira é Consultora e Palestrante de Marketing, Vendas,
Motivação e Atendimento e-mail: soeli@sinos.net - fone: (51)
9674-8677 - Novo Hamburgo - RS.