O que é a Estratégia Competitiva?
Por Wagner Campos
24/02/2009
Originária do Grego (Strategos), a palavra "estratégia" significa
plano de manobra. O termo inicialmente utilizado no desenvolvimento
de estratégias militares referia-se ao plano desenvolvido pelo
general que tinha como objetivo apresentar as melhores manobras para
que seu exército derrotasse o inimigo.
Já o termo "estratégia competitiva" atualmente se refere a como uma
empresa decide competir em um mercado em resposta às estratégias e
posições de seus competidores de modo a ganhar uma vantagem
competitiva sustentável.
Segundo Porter, estratégia competitiva “é a busca de uma posição
competitiva favorável em uma indústria, a arena fundamental onde
ocorre a concorrência. A estratégia competitiva visa estabelecer uma
posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a
concorrência da indústria.” Afirma ainda que uma empresa pode
modelar a atratividade de uma indústria e sua posição competitiva.
Entendemos então que as empresas precisam desenvolver estratégias
diferenciadas para desfrutarem a possibilidade de obter “um lugar ao
sol”. A vantagem competitiva de uma empresa surge do valor que se
consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de
fabricação. Valor é aquilo que os compradores estão dispostos a
pagar, diferente de custo, que é o valor financeiro apenas.
Muitas empresas desenvolvem suas estratégias apenas com referências
em informações obtidas através de experiências anteriores. A
estratégia de uma empresa tem que ser traçada com os olhos voltados
para o futuro, ou seja, para perspectivas futuras, para onde a
empresa deseja estar, como deseja chegar e o que precisará fazer
para chegar. Uma estratégia somente será competitiva se tiver
sustentabilidade frente a seus concorrentes durante longo período de
tempo.
Dentro de sua estratégia, uma empresa pode apresentar vários
diferenciais competitivos. Entre eles, podemos citar:
Custo: a busca pela produtividade de forma mais econômica que seus
concorrentes;
Mercado: acesso a certas demandas que os concorrentes não conseguem
atender; e
Economia em Escala: quem possuir o maior volume obtém vantagens
competitivas, inibindo pela escala a entrada de novos concorrentes.
Não analise um departamento isolado de outro. Não aceite mudanças ou
busque necessidades de melhorias com os olhos fechados. Veja o todo.
Conheça sua empresa, sua missão, seus produtos, mercado e
concorrentes. De mão de todas as informações possíveis e com uma
visão de futuro, analise minuciosamente todas as informações
levantadas e trace sua Estratégia Competitiva.
Prof. Wagner Campos é Palestrante e Conferencista em Vendas,
Motivação e Liderança. Diretor da True Consultoria. Administrador de
empresas e Especialista em Marketing. Possui experiência há mais de
12 anos na área tendo atuado em empresas como Cia Cervejaria Brahma,
Unibanco, Multibrás Eletrodomésticos, Bebidas Wilson e Sebrae. É
autor do Livro "Vencendo Dia a Dia" e Coordenador e Prof. dos cursos
de Marketing, Com. Exterior, Logística Empresarial e Recursos
Humanos da Universidade Paulista – UNIP e Prof. e Coordenador do
Curso de Marketing do Grupo Anhanguera Educacional. Contato:
wagner@trueconsultoria.com.br – www.trueconsultoria.com.br – F: (19)
3702.2094 – 98128.6818.